quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

PEN Clube de ITAPIRA-São Paulo

P.E.N. Clube de Itapira” (Clube de Poesia, Ensaio e Novela de Itapira): Volta das atividades !
Sábado, 4 de Dezembro de 2010 18:13
De:
Para:
clevaneplopes@yahoo.com.br


Estimada poetamiga Clevane Pessoa, saudações !

Com a reabertura e a volta das atividades do PEN CLUBE de Itapira, para janeiro de 2011 em diante, conto com sua participação e peço apoio à divulgação dessa séria, nobre e não virtual empreitada literária e cultural.

Itapira, berço de "Juca Mulato", obra imortal do modernista Menotti Del Picchia, a receberá de braços abertos em 2011, creia!

Abraços cordiais, conde Thiago, Pres. FALASP!
Comendador Grão Colar
Conde Thiago de Menezes

Presidente da
"Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo - FALASP"
  


--- Em sáb, 4/12/10, Presidência da FALASP <falasp2004@yahoo.com.br> escreveu:
De: Presidência da FALASP <falasp2004@yahoo.com.br>
Assunto: “P.E.N. Clube de Itapira” (Clube de Poesia, Ensaio e Novela de Itapira): Volta das atividades !
Para: "Ciências e Letras de Iguaba Grande - RJ AACLIG Academia de Artes" <academiadeiguaba@gmail.com>
Data: Sábado, 4 de Dezembro de 2010, 18:02


Estão sendo escolhidos para breve convocação, literatos para compor as cadeiras vagas, em diversas categorias, do "P.E.N. Clube de Itapira" (criado em 1996) pela Presidência e Diretoria da
"Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo - FALASP
"

Site FALASP - www.falasp.com.br




--- Em sáb, 4/12/10, Conde Thiago de Menezes <thiagorfmenezes@yahoo.com.br> escreveu:
De: Conde Thiago de Menezes <thiagorfmenezes@yahoo.com.br>
Assunto: Volta das atividades do “P.E.N. Clube de Itapira” (Clube de Poesia, Ensaio e Novela de Itapira)
Para: "FALASP - Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo" <falasp2004@yahoo.com.br>
Data: Sábado, 4 de Dezembro de 2010, 17:22


Dezembro de 2010: Marca a volta das atividades do “P.E.N. Clube de Itapira” (Clube de Poesia, Ensaio e Novela de Itapira), sob os auspícios da "Academia Itapirense de Letras e Artes - AILA", integrante da "Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo - FALASP".



“P.E.N. Clube de Itapira”
"O “P.E.N. Clube de Itapira” (Clube de Poesia, Ensaio e Novela de Itapira) é uma associação civil, de caráter cultural e não governamental, sem fins lucrativos, com prazo de duração ilimitado e destina-se a congregar escritores e profissionais da palavra do país com vistas a estimular a criação literária, a concepção universalista dos bens da cultura e a defender a liberdade de expressão.

"O “P.E.N. Clube de Itapira” está baseado no sistema do PEN Internacional, sediado em Londres, aderindo aos seus objetivos e princípios.  No entanto, é completamente autônomo em seus procedimentos administrativos, programas culturais e iniciativas institucionais. 
 
"O “P.E.N. Clube de Itapira” (Clube de Poesia, Ensaio e Novela de Itapira) congrega os escritores e profissionais da palavra residentes na Zona Mogiana Paulista, no Estado de São Paulo e em outras localidades do Brasil comprometidos com a atividade do pensamento e da criação literárias afins com o espírito e a mensagem modelar do PEN Internacional.

"A admissão ao “P.E.N. Clube de Itapira” (Clube de Poesia, Ensaio e Novela de Itapira) faz-se por eleição pelos Membros Titulares da entidade mantenedora, a “Academia Itapirense de Letras e Artes – AILA”, dos nomes aprovados por uma Comissão de Admissão. O “P.E.N. Clube de Itapira”, à via de regra, não recebe postulações avulsas. A eleição de novos sócios ocorre em Assembléias Gerais Extraordinárias. Os eleitos têm o prazo de seis meses para tomarem posse, salvo força maior a juízo da Diretoria. Os eleitos que não tomarem posse dentro do prazo estatutário, sem causa justificada a juízo da Comissão de Admissão, serão considerados desistentes à condição de membros do “P.E.N. Clube de Itapira”. Para consecução de suas finalidades, o “P.E.N. Clube de Itapira” mantém intercâmbio e vínculos institucionais com entidades congêneres, nacionais, estrangeiras e internacionais, podendo com elas firmar convênios e outras formas de cooperação de interesse comum. O “P.E.N. Clube de Itapira” poderá, ainda, promover a realização de congressos, seminários, simpósios, ciclos de estudos e outras iniciativas nas áreas a que se dedica. "
"Breve Histório
"Fundado em 2 de abril de 1936, no Rio de Janeiro, por iniciativa do escritor Cláudio de Sousa, o PEN Clube do Brasil (Associação Mundial de Escritores) destina-se a congregar escritores do País, estimular a criação literária e a concepção universalista dos bens da cultura, da liberdade e da paz, propugnando os sentimentos que animam o P.E.N. Internacional, sediado em Londres, bem como a UNESCO, sob cujos auspícios se encontra.
"O Centro Brasileiro (RJ) integra o P.E.N. Internacional,       A primeira diretoria do P.E.N. Clube do Brasil, instalada em 12.10.1937, teve a seguinte composição: Presidente - Cláudio de Sousa; Secretário-Geral - Múcio Leão; Secretário - Raul Pedroza; Tesoureiro - Raul de Azevedo e Diretores - Conde de Affonso Celso, M. Paulo Filho e Miguel Osório de Almeida. Após o falecimento do escritor Cláudio de Sousa, ocorrido em 29 de julho de 1954, assumiu a presidência o escritor Barbosa Lima Sobrinho até 26 de junho de 1956, ocasião em que foi eleito para presidente o escritor Celso Kelly, o qual permaneceu até 09 de maio de 1961.
"Durante muitos anos as atividades culturais do PEN Clube foram marcadas por atividades ligadas aos estudos teatrais, de arte, bibliográficos e literários, filológicos, históricos, além de concessão de prêmios literários e encaminhamentos de soluções de problemas ligados aos escritores brasileiros. Depois de um pequeno intervalo, o escritor Marcos Almir Madeira foi eleito presidente em 12 de dezembro de 1968, permanecendo no cargo até 19 de outubro de 2004, data de seu falecimento, quando assumiu a Vice-Presidente, escritora Maria Beltrão.

"Marcos Almir Madeira, um dos incentivadores da “Academia Itapirense de Letras e Artes – AILA” designou o acadêmico e poeta Thiago de Menezes, por sugestão do crítico de literatura Antonio Carlos Villaça, a criar o “P.E.N. Clube de Itapira” (Clube de Poesia, Ensaio e Novela de Itapira) em 1996, conservando-se autônomo em seus procedimentos administrativos e culturais. Após a solenidade de posse de Francisco Manuel de Mello Franco, a Diretoria entregou ao poeta itapirense toda a base da funcionalidade da novel entidade paulista.

"Em meados de 1999, o tradicional jornal “Cidade de Itapira” (fundado em 1907) noticiava não só a fundação, mas também as atividades e realizações do “P.E.N. Clube de Itapira”, porém em permanente intercâmbio cultural e literário com a “Academia Itapirense de Letras e Artes – AILA”. Para tanto, no Rio de Janeiro, foram designados Delegados do “P.E.N. Clube de Itapira”, os seguintes membros do PEN Clube do Brasil, que eram membros correspondentes da mesma: E. Victor Visconti, Yara Natham e Dylma Cunha de Oliveira. Logo, o presidente do PEN Clube do Brasil, acadêmico Marcos Almir Madeira, foi nomeado Presidente de Honra do “P.E.N. Clube de Itapira”, e o consócio Antonio Carlos Villaça nomeado Vice-Presidente Administrativo e seu Embaixador para o Brasil e demais países onde possuem extensões e filiações do P.E.N. Internacional.

"Reunido em caráter extraordinário a Assembléia Geral do PEN Clube do Brasil, em 20 de julho de 2004, elegeu para o triênio 2004/2007 sua nova Diretoria, assim constituída: Presidente - poeta Geraldo Holanda Cavalcanti; Vice-Presidentes: escritores Bella Jozef (homenageada ainda em 2004 no primeiro evento organizado pela “Federação das Academias de Letras do Estado de São Paulo – FALASP” no Rio de Janeiro), Cláudio Murilo Leal e José Arthur Rios. "




 
O dinâmico Conde Thiago de menezes-crédito da foto:Lu peçanha-
Instalaço da FALASP/delegacia em Juiz de Fora
23 de novembro de 2011
Outorga da Medalha de Mérito Tiradentes.


><**><

Busquei mais, para os leitores, veja,:



Casa Menotti Del Picchia

     Memorial em homenagem ao poeta Menotti Del Picchia, autor, entre outras obras, do poema "Juca Mulato", escrito e publicado em Itapira, em 1.917. Possui significativo acervo literário, artístico e pessoal do poeta, destacando-se os originais de seu poema maior. A Casa foi inaugurada em 1.987.
Fonte (visite):http://www.itapira.sp.gov.br/cultura/casa_menotti_del_picchia/

Telefone: 19 38132010 begin_of_the_skype_highlighting              19 38132010      end_of_the_skype_highlighting
e-mail: cultura@itapira.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário