sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Clevane Pessoa, Beija flores, Catequese Poética, Lindol Bell, Interpretação, Luciana Campos,Aspectos Urbanos, Iara Abreu

Clevane Pessoa, Beija flores ; Catequese Poética, Lindol Bell ; Interpretação, Luciana Campos; Aspectos Urbanos; Iara Abreu

Apud Suplemento Literário-->http://www.cultura.mg.gov.br/index.php?task=interna&sec=6&cat=9&con=1568&limitstart=60&all_not=y

"Notícias

06/10/2008
Trovas, Sonetos e Cordéis
Clevane Pessoa de Araújo Lopes transita por diversos gêneros literários no próximo Terças Poéticas, que homenageia Lindolf Bell
Ela escreve poesia desde os dez anos de idade. Aos 21, tomou posse no Núcleo Mineiro de Escritores (NUME) e presidiu a União Brasileira de Trovadores em Juiz de Fora (MG). Convidada do próximo Terças Poéticas, Clevane Pessoa de Araújo Lopes mostra todo o seu talento ao público belo-horizontino, no dia 14 de outubro, a partir das 18h30, nos Jardins Internos do Palácio das Artes.
Em sua apresentação no projeto de leitura, vivência e memória da poesia, Clevane ainda homenageará o poeta Lindolf Bell, natural de Santa Catarina. O Terças Poéticas é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, através de parceria entre Suplemento Literário e Fundação Clóvis Salgado, com apoios culturais da Rádio Inconfidência e Rede Minas. A entrada é franca.
Influência do avô
Clevane Pessoa de Araújo Lopes mudou com a família para Juiz de Fora na década de 1960, aos seis anos de idade. Seu interesse por poesia começou com as lições do avô materno, que a ensinou a metrificar quando criança - fazendo com que trovas, sonetos e cordéis, povoassem seu imaginário infantil.
Escreveu poesia concreta, versos livres, contos, crônicas e artigos. Aos domingos, manteve, na Gazeta Comercial (Juiz de Fora), uma página com o nome "Gente Letras e Artes". Diariamente, assinava a coluna "Clevane Comenta". Escreveu também para a revista "O Lince" e teve poemas publicados na revista "Tamaulipas", do México.
Foi nomeada Delegada Ad Honoren do Instituto de Cultura Americana (ICA), pelo presidente Mundial da entidade, Barão Elias Domit. Atualmente, é Diretora Regional do Instituto de Culturas Internacionais (InBRasCi), em Belo Horizonte, Cônsul Z-C de Poetas del Mundo, Embaixadora Universal da Paz, Vice-Presidente do Imersão Latina (IMEL) e Poeta Honoris causa para Oito Países Lusófonos.
Graduada em Psicologia, sempre lutou pelos direitos da mulher, da criança e do adolescente no serviço público federal.
Influência dos pais
Lindolf Bell nasceu em 02 de novembro de 1938, em Timbó, Santa Catarina. Formado pela Escola de Arte Dramática de São Paulo, seu gosto pela poesia veio dos pais, Theodoro e Amália Bell, ambos lavradores. Essa influência foi definitiva na carreira do poeta, encontrando-se enraizada em sua vida e suas obras.
Lindolf foi líder do Movimento Catequese Poética - iniciativa que levava a poesia às ruas por meio de recitais, permitindo que milhares de pessoas conhecessem essa forma de arte, o que lhe trouxe grande reconhecimento no Brasil e no exterior. Morreu em 10 de dezembro de 1998 em Blumenau, Santa Catarina. "

><**><

A bela e talentosa Luciana Campos:

Mais fotos e comentários no blog da jornalista Luciana Campos, que apresentou um de meus poemas ("Eu que amo o Amor") :

Jornalista Freelancer BH
Jornalista Freelancer BH. Este blog tem a finalidade de ampliar meus relacionamentos ...JornJornalista Freelancer BH ...
jornalistalucianacd.blog.terra.com.br/
Jornalista Freelancer BH. Este blog tem a finalidade de ampliar meus relacionamentos ... Jornalista. Clevane Pessoa, em sua homenagem a Lindolf Bell. ...
jornalistalucianacd.blog.terra.com.br/
alista. Clevane Pessoa, em sua homenagem a Lindolf Bell.

><**><

Apreciação de Regina Mello, escritora.

20 de outubro de 2008

"Querida Luciana,
Muito obrigada pelo presente! (Referindo-se ao poema de Clevane Pessoa, encaminhado por e-mail, por mim)
Parabéns pela escolha e interpretação deste belo poema.
Você tocou meu coração. Eu fiquei paralizada tomada de emoção
. Realmente o mais belo poema que já ouvi, sua interpretação foi perfeita, sua alma de mãos dadas com o seu amor, soltavam a emoção do poema no ar. Só mesmo uma pessoa que ama o amor pode fazer isto. Obrigada! Viva o amor!
Obrigada por me enviar, li e emocionada lhe agradeço e parabenizo!
Vou guardar esta noite na minha caixinha de melhores lembranças.
Que Deus te abençoe!
Um grande abraço e beijos,
Regina"

Luciana Campos publicou, então, versos de Regina  Melo

Haikai da escritora

O vento corre
E a água escorre em fio
Tecendo a luz

Reginamello2008

><**><
Abro o recital terças Poéticas , ao qual denominei:

"Mas afinal, aonde dormem os beija-Flores?", nome de um de meus poemas.


Visto , abaixo,um corpoema de Lindolf B ell, enviado pelo Centro de Memórias Lindolf Bell, de Timbó, sua cidade natal.Hoje comum , foi nos Anos 60 que o líder da Catequese Poética tirou a poesia brasielria de gavetas, armários, bibliotecas, levou-a às paraças, ruas e pontes , cpom a mulher, a escultura Elke Hering, criou e expôs os" poema- objetos".vesti a camiseta sobre o vestido, para o recital de peomas de Linfolf Bell.

Clevane, com corpoema de Bell.

  Wilmar Silva, homenageado por mim nos conco anos de seu livro ANU.

No mesmo plano, a jornalista Luciana Campos.Atrás, o poeta Claudio Márcio Barbosa, que homenageou-me lendo um poema escrito para mim , de Gabriel Bicalho (Onde Pousa a Borboleta) , Regina Mello, Diretora do MUNAP e Brenda Mars, Prsidente do IMEL .Uma das convidadas foi a poetisa e aqualrelista Neuza Ladeira.

><**><


Parte do numeroso público:


Leio Lindolf Bell:



Depois, fomos todos à Biblioteca Estadual, para o vernissage de Iara Abreu, artista plástica, que ilustra nossos poemas, no tema de seu projeto "Aspectos Urbanos"-e em cuja mostra, além dos poemas, mostrou um grande painel colorido, esculturas -inclusive de Milton Nascimento - e objetos, desenhos a bico de pena, etc.

Noite memorável.

Clevane




Nenhum comentário:

Postar um comentário