sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Partes de mim

BiografiaResumida-2011


Clevane Pessoa de Araújo Lopes


Clevane Pessoa de Araújo Lopes, nasceu em São José de Mipibu, RN, morou em muitos brasis e radicou-se me Minas Gerias.Desde 1990, reside em Belo Horizonte- a capital mineira

Trabalhou ativamente na imprensa de Juiz de Fora-Mg, nos Anos de Chumbo, mantendo a página Gente, Letras & Artes e a coluna diária Clevane Comenta, na Gazeta Comercial.

Radicou-se Belo Horizonte ao se casar com o engenheiro civil Eduardo Lopes da silva,que então trabalhava na Via Expressa em viadutos e passarelas.Tendo iniciado Psicologia no CES (Centro de Ensino Superior) de Juiz de Fora,então formou-se na FUMEC desta capital.Acompanhou o marido a S.Luiz, Maranhão, S.Paulo, capital e depois a Belém, no Pará.Retornou a Belo Horizonte em 1990.Como funcionária do antigo INAMPS, exerceu um trabalho dedicado em prol dos menosvalidos e criou, por onde passou, o atendimento integral à mulher, criança ,adolescente ,idosos e família.

Foi editora de Literatura e Arte do tablóide de vanguarda Urgente,entre outros, como A Voz de Rio Branco, de Visconde de Rio Branco, MG, onde mantinha “A Voz da Mulher”.Escreveu na revista "o Lince" e em outras. Atualmente, é psicóloga, ilustradora,palestrista e oficineira de Poesia e Conto. Foi revisora, ilustradora e partivipou com poemas em Estalo, a revista.Publicou A Tem quatro livros de poesias publicadosÉ consultora de teatro, revisora de textos, roteirista de peças teatrais.

Foi presidente do INDHUS (Instituto de Desenvolvimento Humano e Social)

Neste ano de 2007, completa 50 anos de Poesia, pois começou a escrever e fazer saraus aos dez .Foi, pela” excelência da obra”, agraciada com o título de” Poeta Honoris Causa, do Clube Brasileiro de Língua Portuguesa, para oito países lusófonos .O título foi concedido por sua Presidenta , a poeta Silvia de Araújo Motta e entregue por Conceição Piló (curadora do Palácio da Liberdade ,nesta capital e diretora, em MG, da IWA), no evento “Poesia é Ouro”, em sua homenagem, que aconteceu no Centro de Cultura Belo Horizonte Março/2007).

Também neste ano, recebeu o título de Cônsul Zona Central de Belo Horizonte,da entidade Internacional “ Poetas del Mundo”.Pertence à REBRA, Rede Brasileira de Escritoras, é patrono da Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, pertence à Academia Virtual Brasileira de Letras .

Ilustrou e fez a divulgação de "Estalo, a revista", onde escrevia .Ilustrou ainda o espetáculo “Completa Ceia", de poesia erótica, "Brincando de representar', de Virgilene Araújo e outros, além de seus próprios livros.Atualmente, sua mostra de desenhos e poemas, GRAAL FEMININO PLURAl, desde março 2009, faz circuito entre os Centros Culturais da prefeitura de belo Horizonte, tendo inicado na galeria da Árvore, no Museu nacional da Poesia (MUNAP), no parque Municipal Américo Renê Gianetti.Nas aberturas, faz palestras sobre a Mulher  e recitais.

Participa de recitais,saraus com leituras e performances,de textos. Humanista, sempre lutou pela criança, família, mulher e adolescentes, sendo pioneira nas ações brasileiras pelo atendimento integral, multidisciplinar à criança e à adolescência.Pelo Ministério da Saúde, ministrou oficinas em vários Estados brasileiros, quando trabalhava no Hospital Júlia Kubitscheck,no Barreiro de Cima., onde coordenou e criou a Casa da Criança e do Adolescente, com equipe multidisciplinar.A pedido do MS, organizou no HJK, o I Seminário Brasileiro de Saúde reprodutiva e Sexualidade na Adolescência.

Possui dezenove e-books,quatro dos quais,infantis,um de memórias,um ensaio,os demais de poesias,gêneros vários.

Possui uma antologia poética pessoal, em www.direitoepoesia.com , que lhe foi presenteada pelo webmaster, dado on úmero de colaborações, e participa de várias coletâneas virtuais.

Seus textos e poesias estão hospedados em revistas e jornais brasileiros e no Exterior.As páginas mais recentes foram o mini-conto "O Gato", na revista internacional ABRACE (Uruguay- Brasil) e o artigo "A Casta da Dança", no Caderno de Dança 2, da Companhia de Dança Contemporânea de Évora,em Portugal. Colabora e é colunista muitos sites, inclusive possui uma escrivaninha em www.recantodasletras.com, onde disponibiliza seus textos.Seu site pessoal é http://www.clevanepessoa.net.blog.php

Luta pelos Direitos Autorais, pela propriedade imaterial, pelas minorias carentes e, sobretudo, pela PAZ em todos os níveis.É dama da Seerníssima ordem da Lyra de Bronze, delegada de “A palavra do Século XXI.

Gravou 48 horas de vídeos para o Projeto educativo” Saúde, Vida , Alegria, CECIP /Kellog”,sendo responsável por Metodologia Participativa e pelas oficinas com adolescentes de várias classes sociais, institucionalizados, feirantes, mães –meninas, moradores de favelas,classe A etc. e pela revisão gral do material impresso, onde tem partes poéticas.

Começou a desenhar na infância, e na adolescência, o pai, grande incentivador, colocou-a na SBAAP, Sociedade de Belas artes Antonio Parreiras, onde foi aluna do prsidente, Clério de Souza-o Pimpinela e aprendeui com ele, desenho e a eterna lição de smbra e luz.

Apesar de sua paixão pelo jornalismo, foi estudar psicologia no CES (Centro de Ensino Superior/Juiz de Fora/MG), poruq esua mãe deu ´pa luz um irmaõzinho, com síndrome de Down.Dedicou-se muito  à profissão, desde o consultório, a congressos, apresentando temas livres sobre adolescência, família, mulher.Palestrista, sempre incluiu a poesia em suas falas, abrindo então, um outro espaço para a POIESIS.

É dos profissionais pioneiros em atendimento integral à adolescência  no Brasil. Ministrou numerosas palestras , conferências e oficinas, Foi treinadora de profissionais de adolescência, ccedida pelo INAMPS inclusive para inaugurar URES(Unidades de Referência), em belém, pará, onde também atuou no projeto Emaús, com a Dra.Maria da Conceição de Oliveira Costa, no Projeto Educação e saúde em Comunidade, onde educadores e adolescentes eram sensibilizados  e treinados em liderança e protagonismo;Essa hebeatra  convidou-a para co-autora, em dois capítulos (Homossexualidade e Sexualidade na Adolescência) do compêndio "Adolescência, Aspectos Clínicos e Psicossociais" (editora ARTEMED/R), organizado poe ela e pelo Dr.Ronald Pagnocelli.Tem ainda artigos em revistas e jornais de pediatria;
É apaixonada de educação.Seu slogan, no HJK  (Barreiro de Cima, belo Horioznte, MG) < onde criou e coordenou a Casa da Crinaça e do Adolescente (SAISCA), era "Clevane, uma pessoa que gosta de pessoas", criado pelos funcionáros, quando foi eleita Diretora de Recursos Humanos-a primeira psicóloga, historicamente, a exercer o cargo no Hospítal.
No Congresso Internacional L'Espoir sen Frontiers", tomou parte ativa na organização do megaevento internancional e os adolescentes do SAISCA foram levados para se apresentarem , coordenados em teatralidade pelo psicólogo José Rubens, um de seus psicólogois treinados para atender adolescência e aplaudidos de pé.Nesse Congresso, secretariou algumas mesas e coordnou a oficina sobre família, com adolescentes do programa e outros, institucionalizados.
Em evento do Lions Club/Rotay Clube, em belo Horioznte, a pedido da Dra.Elaine Matozinhos, delegada Especializada em crimes contra a Mulher (Delegacia da Mulher), então Deputada na ALMG, representou-a, para discorrer sobre adoção Internacional, e papéis a Maternidade.

Essas e inúmeras outras atividades, exerceu-as até aposentadoria, interagindo, em metodologia participativa, em escolas, igrejas, grupos especiais, comunidades, além  de trabalhar em clínica hospitalar no HJK, tendo feito o mesmo em S.Luiz do Maranhão, Belém (Pará) e outros locais .

No programa de rádio da jornalista Vera , da UNICEF, premiado em Brasília, "A Saúde da Nossa gente", auxiliava a responder  cartas com perguntas de ouvintes, na área de psicologia da mulher, da criança, do adolescente, da família e ainda, de sexualidade.A Rádio pertencia à cúria Metropolitana de S.Luiz, MA,onde então morava, e funcionava em dependências da catedral.O objetivo era levar respostas a pessoas de comunidades carentes, quais as ribeirinhas, longe de profissionais -e a radialista  e jornalista levava profissionais de várias áreas para atuar e ajudar a tirar dúvidas.


Em Juiz de Fora,nos Anos 60, assinava a coluna diária Clevane Comenta e a página semanal, gente , letras e artes, entre outras, na Gazeta Comercial.Mais tarde, foi co-proprietária do tablóide de vanguarda Urgente, onde era a editora de Art e Literatura.casada com o jornalista e poeta Messias da Rocha, é mãe do músico e desenhista Allez Pessoa  (Cleanton Alessandro pessoa da Rocha ), contrabaixista da banda Tancredos.Casada em segundas núpcias com  Eduardo Lopes da silva, engenheiro civil  (de quem é viúva) , deu à luz o hoje massoterapeuta Gabriel  Pessoa Leite Lopes , empresário da SEMEAR SAÚDE.Gravou tapes , para o canal 10, entrevistou muitas pessoas-uma de sua paixões, o que a ajudou sobremaneira na carreira de pscóloga, conta-me ela.

Exerceu os cargos de Delegada ad Honoren do ( ICA Instituto de Cultura Americana-Reg 5041-UNESCO-Paris)  , difundindo a Amércia Íbero/Latina e seus autores e artistas.Nessa condição, forneceu cartas de apresentação a poetas  e artistas brasiloeiros, que assim munidos, saíram do Brasil e escaparam da prisão , na Ditadura.

Auxiliou a jornalista vera Giusti a montar o programa "Jogo Aberto", nos Anos 80, em S>Luiz, MA, tendo apresentado esse programa, especializado em adolescência, no lugar da jornalista, no Congresso de Adolescência no Rio, nos Anos 80, com mais seis temas livres.Possui vários resumos de palestras em Anais de Congresso, por exemplo.Para os temas de`Psicologia, participou de várias entrevistas em rádio e TV.

No centenario de Drummond, realizou trinta palestras -"Carlos Drummond de Andrade, O Poeta e O Homem"-uma delas, na ADL, quando foi convidada para Acadêmica Correspondente e onde foi premiada em concursos de conto ou poesia.Pertence ainda à ALI, à ANELCARTES, ALTO, virArte, SPVA/RN, ACL, ATRN e outras.

Mantém doze blogs de ações e divulgação cultural, na Internet.Sua missão, é divulgar os demais e sua pp obra, depois da aposentadoria do serviço público.Atualmente, ilustra, prefacia, resenha livros e realiza oficinas de contos, trovas, poesia, além de Sexualidade Humana e  adolescencia.

Integra a Rede Cultural Catitu, Núcleo de Entrevistas Clevane Pessoa entre pessoas e faz parte do Conselho Editorial da editora Catitu..


Participa de mais de noventa antologias, por classificação, mérito em concursos ou por cooperativismo entre escritores e editoras.Ni início de 2007, duas mais recentes são Letras de Babel e CuentoGotas, da editora ABRACE, lançadas no VIII ENCONTRO INTERNACIONAL ABRACE (março 2007), em Montevidéu (UY), onde esteve com Ricardo Evangelista e Sueli Silva com o espetáculo “Poetas Quae será Tamen ", no qual apresentou, com os artistas, a performance “Predição”.

Depois , em Roda ao Mundo 2007, Antologia do Proyecto Sur(RS),Poetas Em cena (Belô Poético) e outras.

Em 2007, comparece com vinte e cinco desenhos no "Livro dos Artistas", projeto de Regina Mello, chamado ORIGINAL .

Premiada no Brasil e no Exterior em versos e prosa.Entre os muitos prêmios, destacam-se:primeiro lugar de Crônica, Troféu Dormevilly Nóbrega ;Primeiro Lugar de Conto Livre, prêmio Ex-Aeqüo, no ALGARVE, em Portugal, XXIII Jogos Florais.


Em novembro de 2007, recebe o "Grande Colar de Mérito"da Câmara Municipal de Juiz de Fora, sendo a única Poeta a recebê-lo pelo conjunto da obra,mas não apenas a literária, tamb=´´em pelo trabalho social-no HJK, Crianças e Adolescentes, na Secret.de Ação Social-Casa SempreViva, Mulheres Vitimizadas e outros.Nesse ano  de 2007,O Patrono foi Oscar Niemeyer, o que muito a honrou.Indicada pelo vereador Sergio Balbino, que estudou sua biografia, embora não a conhecesse pessoalmente...Entre os destacados para a honraria, a Ministra Dilma Russef,por exemplo.

Na mesma data, em outro evento, recebe Medalha de Ouro do InBrasCI  (Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais), e certificado de Mérito da Aldrava Letras e Artes.

Representa a Diretoria Regional do InBrasci em Belo Horizonte, MG-Brasil.

É Dama da Sereníssima Ordem  da Lyra de Bronze e pertence à Confraria dos Poetas. EmBelo Horizonte, atua ainda com o grupo POETAS PELA PAZ e PELA POESIA, que distribui livros e poemas gratuitamente aos artesãos e artistas da Feira de Artesanato.


Representa o Movimento Cultural aBrace em Belo Horizonte, Mg    (Uruguai /Brasil).  Escreve na revista da entidade (Revista aBrace).Tem ensaio publicado nos caderno de dança 2 da Companhia de Dança de Évora, em Portugal.

É Vice Presidente do IMEL (Instituto Imersão latina)

É membro Honorário de Mulheres Emergentes, grupo cultural e editorial de Tânia Diniz.Belo Horizonte, MG

2009/Na Associação Mineira de Imprensa, (AMI), é convidada para Consultora de Arte e Cultura.

Recebe, em 2008 e 2009, certificados da ONG Casa Arte Pela Paz, no megaevento BH NA PAZ, pela contribuição a uma Belo Horizonte mais pacífica.

Faz parte da diretoria do PAZ e Poesia, realizando em 2008, 2009 e 2010, o evento PAZ e POESIA, que em 2009 e 2010 participou do Palabras em El Mundo.

T
em no prelo,cerca de dez livros.Publica 07 outros. Em 2009, lança  "Olhares, Teares, Saberes-A Poética do olhar", em homenagem ao "Psiu Poético de Montes Claros, MG" e, que lança no Sementes de Poesia do Museu Nacional da Poesia-MUNAP, no PMARG, Praça dos Fundadores.
Na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, lança dois livros em 2009:O Sono das fadas (para Crianças té 100 anos) e Erotíssima, onde visa mostrar o sutil erotismo feminino em Poesia e Prosa.Selo Catitu/Halt.

No prelo:
Centaura (editora Pragmatha/RS) e Os Anjos de Milinha (selo Catitu)

Outros livros publicados:
Sombras feitas de Luz e Asas de Água   (Plurartes Editora) ;
 A Indiazinha e o Natal  (Ed.Haruko);
Olhares, Teares, Saberes(Edit.Popular, S.Luiz, Ma)
Panapana-Chuva de Trovas,
Mulheres de sal, ÁGUA E Afins
O Sono das Fadas
e Erotíssima  (Edit.Halt-selo Catitu)

Entre premiações e classificações, gosta de ressaltar as surpresas obtidas pela Internet, de desconhecidos: Através da Internet, seus poemas MILAGRAMA (Hiroshima e Nakasaki)  e Porque ABraço o Mundo , foram escolhidos pela Prof e poeta de Pérola/PA, Deolinda Cornicelli Beosi, para apresentação teatralizada no F>E>R>A  (Festival Estudantil) do Paraná  (Ascenção Japonesa, no centenario da imigra Japonesa no Brasil) , o poema Dançar é Escrever com o Corpo, por um grupo folclórico gaúcho.O Poema de  Natal foi transformado em auto natalino, no Paraná. Poetizou telas de João Werner, artista plástico , que expôs seu poema “Angelina se Mutila”, relativo á tela de mesmo nome, em recente exposição. Uma trova sobre a Primavera, por sites educativos.O soneto Contato Sacro, menção honrosa no Concurso Von Breiski .Site da Magriça (Notívaga), para antologia de papel.

O poema "O Chão da Nossa terra", em concurso de mesmo nome, no recente Festival de Inverno Ouro Preto/Mariana(  2009) obteve o primeiro lugar em concurso nacional e depois, fez parte da antologia “O Melhor da Bienal”(Bienal do Rio/2009-Oficina Editora) ...

É pesquisadora do Museu Nacional da Poesia-MUNAp e tem dois poemas na antologia de Ouro do MUNAP. 2010/2011

Em 2011, a Academia Ballet Adulto, de S.Paulo, convida-a para roteirizar seu próprio poema “Dançar é Escrever Com o Corpo,”, escrito para a Companhia de dança Contemporânea de Évora, Portugal. No momento, trabalha nesse projeto.

Borboletário de Estrelas, e-book complementa-se com Estrelário de Borboletas...

Publicou ainda inúmeros livros de pano (Projeto PP), com sonetos, trovas , haikais, poetrix, duplix).




Publicou o primeiro poema aos dez anos.Os cinquenta anos de poeta foram comemorados no evento POESIA É OURO, organizado por Karina Campos, apresentado pela jornalista e mestre de cerimônias Luciana Campos e com apresentação da banda latina Chévere e do Sarau Tropeiro (Ricardo Evangelista e Sueli Silva), no Cantro Cultuiral belo Horizonte, da PMBH..

Seus dezenove e-books podem ser acessados em:http://recantodasletras.uol.com.br/escrivaninha/ebooks/index.php e atualmente, estão no site do webmaster Lourivaldo Perez Baçan, que os editou digitalizados:http://www.viladasartes.org/bv/clevane/clevane.htm
Há ainda, versões do mesmo na AVBL, onde ocupa a cadeira Lndolf Bell, Poeta da catequese poética, que homenageou em seu recital nas "Terças Poéticas", do palácio das artes, que teve o nome de "Mas Afinal, Onde Dormem os beijaflores?"-nome de um poema alegoria, sobre os clandestinos na época da Ditadura, quando foi repórter em Juiz de Fora,
Na Academia Virtual sala dos Poetas e Escritores , é Patroness, a convite da Presidente Fundadora Efigênia Coutinho.


Em 30 de maio de 2009,toma posse na ALB/Mariana (Academia de Letras de Mariana) e recebe, pela ALB /CONALB (de surpresa), o título de Doutora em Filosofia, Filósfa Imortal, PH.I

Em novembro de 2009, toma posse na AFEMIL(Academia feminina de Letras), por votação em novembro de 2008 oe ocupa , com alegria e honra, a Cadeira número 05, Cecília Meireles.

É Embaixadora Universal da Paz, pelo cercle Univ. de Les Amabassadeurs Univ. deLa Paix-Genebra, Suiça/Orange, França.

É membro ao Green Peace.Consultora de Teatro 9a peça Brinquedo proibido, rendeu-lhe comentários a nível psicológico, da densa peça de fernando Barboda-um monólogo sobre o mundo da drogadição )

A convite de Regina Mello, é pesquisadora e divulgadora do MUNAP-Museu nacional da Poesia, participando de seus eventos.

No momento, trabalha no Projeto POIETISA, com o fotógrafo, poeta e contista Marco Llobus, Presidente da Rede Catitu.

(Escrito João Carlos Santos, acadêmico, após entrevista-em 2007, atualizado pela autora, em 2010);

Atualização 2010

Abril de 2010

Homenageada no I Encontro da  UCCLA(*União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa(oito países lusófonos_ e Capitania da Artes/Prefeitura de Natal ), no I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa. com placa pela “Contribuição à Língua Portuguesa”

Junho -Personalidade Brasil e 26 de novembro Destaque Brasil  -Coluna Destaque-Raimundo Nonato Pereira da Silva_Representante da FALASP

23/11/2010-Juiz de Fora-Medalha Tiradentes-Org.Ricado Cavalcanti-Representante da FALASP

Dezembro de 2010-certificado da ONG Alô Vida, Belo Horizonte, pela cooperação.

Certificados de júri em concursos de poesia, dissertação e conto:
Mulheres Emergentes, virArte, IGETEC entre outros.
Clevane Pessoa -Foto da Capa de meu e-book Partes de Mim.(duas versões: AVBL-Maria Inês Simões- e Vila das Artes:Lourivaldo Perez Baçan.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário