sábado, 30 de abril de 2011

Depoimento de Brenda Marques Pena e lançamento do CD TROPOFONIA HOJE



Hoje, conforme divulgamos, há o lançamento do CD TROPOFONIA.

Pedi à Presidente do IMEl, Brenda Marques pena, que comentasse um pouco sobre a parceria entre o Instiututo Imersão Latina, de Belo Horizonte, e a TROPOFONIA.Essa ficou bastante difundida e connhecida em Belo Horizonte, pela ação do performer e poeta argentino Sebastiãn Moreno e Laia, uma espanhola radicada na Argentina, sua companheira de sonhos e de vida, como ele, performer e divulgadora, a fazer o entrelace devido entre os países latino-americanos.Conquistaram amigos e admiração por seu trabalho e empatia com a mineiridade.

Na rádio da UFMG, os argentinos entrevistaram poetas de diversas vertentes poéticas, ladeados por Wilmar Silva, poeta e editor (anomelivros) conhecido pelas Terças Poéticas , no Palácio das Artes, entre várias outras atividades do gênero.

Brenda e eu temos um interesse muito pessoal e também outros mais amplos nessa divulgação latina.Ambas também representameos o Movimento Cultural aBrace (Uruguai /Brasil, com rede para todos os países de latinoamérica),que sob a égide "Solidariedade entre criadores" , é coordenado pela brasileira Nina Reis ( mineira de Teófilo Otoni, que morava em Brasília e agora voltou a trabalhar em Montevidéu) e o poeta uruguaio Roberto Bianchi, ambos determninados ao próximo encontro em outubro (Juegos Florales) . Ambas escrevemos na revista internacional do aBrace . Além do blogspot do Imersão Latina, temos ainda,de mesmo nome, um espaço virtual na Rede NING.

Por outro lado, recentemente indiquei o nome de Brenda Mars para a Academia pre-andina de Cultura, Artes Y Heráldica,à qual tenho a honra de pertencer, ao Presidente da FALASP, que também preside a APAACH.Graças às suas ações e empreendedorismo cultural, o acadêmico da mesma, poeta mineiro Jaak Bosmans, indicou-a para o prêmio de Destaque do Ano, solenidade que acontece anualmente em Taubaté, organizada pelo representante da FALASP, colunista Raimundo Nonato Pereira da Silva, no mês de junho deste ano.

Brenda participou da Expo criança Não é Brinquedo, com fotos de crianças latino americanas, em vária socasiões, além de várias outras ações culturais,e pertence à Real Academia de Letras.


Brenda respondeu-me e publicamos, para conhecimento do leitor deste blog e de outros espaços onde escrevemos (além , claro ,de Orkut, Facebook, Twiter e Google Buzz).Leiam, portanto, suas palavras abaixo.

Antes, saudamos e parabenizamos o movimento cultural TROPOFONIA : todas as pessoas necessitam de valorização, incentivo , divulgação e conhecimento.Principalmente os Poetas, que antes da fama, trafegam penoso num limbo, cehios ede expectativas e esperanças nuns momentos e perplexos e desesperançados noutro.Não apenas os que já lograram ser conhecidos e aclamados.
fR3QR4HWJuY/TbxCqhS0sFI/AAAAAAAABAI/DTTYbAt3OvU/s1600/Bienal_do_Livro_RJ_051.jpg" imageanchor="1" style="margin-left:1em; margin-right:1em">






Clevane Pessoa

Membro do PEN Clube de Itapira.
Acadêmica da Academia Pré-andina de Artes, Cultura Y Heráldica (Itapira/FALASP-S.Paulo) .
Representante do Movimento Cultural aBrace em belo Horioznte.,
Conselheira da Rede Catitu de Cultura.

Membro da IWA desde 2008

"O IMEL e tropofonia são parceiros.

A parceria começou quando conheci Sebastián e Laia en 2008 no Congresso de Poetas do Brasil em Bento Gonçalves.

Em 2009 eles vieram a BH. Auxiliei no processo de vinda do programa para a rádio UFMG e participei algumas vezes também algumas vezes.

Como não tenho disponibilidade nos horários de gravação que são pela manhã, não pude pegar a apresentação do projeto em si junto com Francesco e Wilmar, mas sempre estou acompanhando e auxiliando na divulgação.

Em 2010 inscrevemos o Tropofonia pelo IMEL para o Prêmio Roquette Pinto e ganhamos. O valor total repassado foi de R$ 18.000 utilizados na produção do programa, edição e para a realização do Encontro Tropofonia em Cochabamba que foi coordenado pelo núcleo de lá. Você vê informações em www.tropofonia.com. ar. Os núcleos são independentes assim como os programas, são realizadas algumas ações em conjunto.

Apoiamos a iniciativa por incentivar o experimentalismo nas artes e por ser uma iniciativa de ativistas culturais da América Latina.

O IMEL tem como princípio a auto-gestão. Fico pensando como podemos continuar assim, mas aprendendo a compartilhar mais as informações para conhecermos o processo um dos outros, certos. Bem, de toda forma, procuro sempre tornar público as nossas ações, ainda que coordenadas por membros do IMEL e colaboradores de forma mais independente no site www.imersaolatina.com e rede www.imersaolatina.ning.com

Também criei outros blogs que são como braços para divulgação de projetos específicos

www.experimentacaoitinerante.blogspot.com
www.musicadefronteira.blogspot.com

Inscrevi o Música de Fronteira no Fundo Municipal, mas não conseguimos aprovação. O experimentação itinerante enviamos para o Fundo Estadual. O resultado só sai em junho. Vamos aguardar.

(...no IMEL ) temos uma pessoa ótima: a Elaine que está colaborando como voluntária, por enquanto, auxiliando na organização do dossiê, portifólio do IMEL. Seria importante você separar o material que consta suas participações como vice-presidente do Imersão Latina também.

(...)

Brenda Marques Pena (Brenda Mars)

--
Brenda Marques Pena
Presidente do Instituto Imersão Latina (IMEL)
http://imersaolatina.com
(31) 8811-9469 (31) 32276869

Nenhum comentário:

Postar um comentário