quinta-feira, 14 de abril de 2011

Em Porto Alegre, o presidente da FALASP, Conde Thiago de Menezes, concede Comenda Mérito Anhangüera FALASP em noite de gala, glamour e confraternização

Comenda Mérito Anhangüera FALASP

A capital gaúcha viveu no dia 12 uma noite de gala, glamour e confraternização, na outorga da Comenda Mérito Anhangüera , da FALASP, por seu ilustre Presidente Conde Thiago de Menezes, que assim entrelaça a entidade ao estado sulino e suas personalidades tanto empresariais quanto das Artes e das Letras.

Após a solenidade, houve um jantar de gala, onde se esbanjou alegria, elegância, embaladas por honra e prazer.

Clevane Pessoa

"Solenidade FALASP – Porto Alegre, RS, 12 de abril de 2011 "

"O Egrégio Conselho da Ordem do Mérito da “Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo – FALASP”, que fraternalmente, congrega diversas entidades culturais, artísticas e Institutos Históricos e Geográficos, realizaram a Solenidade de lançamento e primeira outorga da Comenda Mérito Anhangüera FALASP, na terça-feira, dia 12 de abril de 2011, no Hotel Deville, em Porto Alegre, RS.

A cerimônia, seguida de jantar de gala, foi presidida pelo Conde Thiago de Menezes, Presidente Fundador da FALASP e Grão Mestre das Ordens Honoríficas do Sodalício Acadêmico, coadjuvada pelo Chanceler da Ordem do Mérito da FALASP, o Comendador Grão Colar Eduardo Reis.

Foram homenageadas grandes personalidades do mundo empresarial do Rio Grande do Sul e a comitiva da FALASP recebeu outras personalidades do mundo cultural gaúcho, destacando-se a premiada artista plástica Carmela Slavutzky e a poetisa ,editora e agitadora cultural Edinara Leão, que viajou especialmente de Santa Maria, onde reside, para esse momento cultural.

A Comenda Mérito Anhangüera FALASP, instituída pela presidência da entidade em novembro de 2010 por Decreto Acadêmico, recebe este nome em homenagem ao pioneiro na exploração dos sertões do Brasil, o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhangüera, que fundou, em 1727, a Cidade de Goiás (A Cidade de Goiás foi capital do estado de 1749 até 1937, quando o governo mudou-se para Goiânia, que em 2001, foi considerada pela Unesco como Patrimônio Histórico da Humanidade).

As bandeiras atravessaram o Brasil em todos os sentidos, chegando, como a de António Raposo Tavares, até o Amazonas, tendo partido de São Paulo. As mais importantes foram as de Fernão Dias Pais e seu genro Borba Gato, que exploraram a região de Minas Gerais, fundando inúmeros povoados, bem como a de Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, que encontrou ouro perto de Goiás. Segundo a tradição, para conseguir dos Índios a revelação do exato local onde se achava o ouro cobiçado, Bueno usou de um estratagema: ateou fogo a um pouco de álcool que transportava em um recipiente, ameaçando-os de fazer o mesmo com os rios e fontes, caso se negassem a revelar o que lhes pedia. Os indígenas atenderam-no, atemorizados, e apelidaram-no de Anhanguera, que significa em tupi «diabo velho» ou «espírito mau».

><**>< Conde Thiago de Menezes profere discurso sobre a solenidade e a Comenda Mérito Anhaguera, com sua oratória clara e peculiar :


><**>< Conde Thiago de Menezes entre amigos, inclusive a Presidente do Virarte, editora e poetisa Edinara Leão (vestido cor de vinho) , convidada especial, que viajou especialmente de Santa Maria para prestigiá-lo:




><**>< os poetas Edinara Leão e Thiago de Menezes.




><**>< Aspectos da premiação








Aspectos da premiação








Sobre o Conde Thiago de Mello:

Ilustríssimo Conde, o Jornalista Thiago de Menezes, Comendador da Soberana Ordem do Mérito Empreendedor JK e Presidenta da Falasp - Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo. Conheça um pouco mais sobre a história do nosso Conde:

Escritor com 26 livros publicados, destacando-se “Celly Campello – A Rainha dos Anos Dourados”, lançamento da Scortecci Editora na 13º Bienal Internacional do Livro, em São Paulo, Poeta e Jornalista (formado pela P.U.C. – Turma Caco Barcellos, cujo paraninfo de formatura foi Alberto Dinnes). Técnico em Turismo e Hotelaria e Guia de Turismo credenciado pela EMBRATUR - Instituto Brasileiro do Turismo (Órgão do Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo. Diretor de Cultura do "Conselho Municipal de Turismo de Itapira" - COMTUR (Itapira, SP), desde 2001.

Atual presidente da FALASP - Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo e Grão Mestre de todas as Ordens Honoríficas do sodalício acadêmico. Presidente da “Academia Itapirense de Letras e Artes” (Itapira, SP), da “Academia de Letras da Mantiqueira” (do Circuito das Águas, SP) e da Delegacia da FALASP em Alagoas “Bandeirante Domingos Jorge Velho” (Maceió, AL). Criador e curador da Pinacoteca "Cláudio Emílio Tozzi" de Águas de Lindóia, SP. Honoris Causa da "Academia Brasileira de Belas Artes" (Órgão Consultivo do Governo Federal), “Sócio Benemérito” da Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais (fundada em 1944) e membro da Ordem do Mérito das Belas Artes.

Membro Correspondente da "Academia Carioca de Letras" (Órgão Consultivo do Governo Estadual) e da “Academia Brasileira de Literatura”, Honorário das Academias “Nacional de Letras e Artes – ANLA” e “Pan-Americana de Letras e Artes – APALA”. Na França é membro de Honra, desde 1993, da "Société Académique Des Arts Libéraux de Paris" (La Varenne - St. Hilaire) e em Portugal da “Academia Antero de Quental”, de Lisboa.

Recebeu o Título nobiliárquico de CONDE em 1996. Comendador, entre outros da “Arquiepiscopal Imperial Irmandade de Nossa Senhora das Dores” (da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro), da “Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém” e da “Ordem do Mérito Cívico e Cultural", oficializada pelo Governo Federal do Brasil, outorgada pela "Sociedade Brasileira de Heráldica". Outorgado por S. A. S. o Príncipe Alfonso III, do Principado de Andorra, no grau de Caballero Comendador, recebeu o COLLAR DE PIEDRA DE BORINQUEN; Sendo ainda, Sócio Ordinário da Associazione Insigniti Onorifcenze Cavalleresche - Itália e Sócio Ordinário da Associazione Nazionale Bersaglieri – Itália.

Em 2008 recebeu os Troféus GAROA DE OURO e o Oscar dos Melhores de São Paulo (Associação dos Profissionais de Imprensa), tendo, ainda, recebido o Premio “Personalidade Brasil Uruguai”, em solenidade da Academia Latino-Americana de Arte, no CONRAD em Punta Del Este.

www.thiagomenezes.blogger.com.br

Saiba mais sobre a Falasp :

A FEDERAÇÃO DAS ACADEMIAS DE LETRAS E ARTES DO ESTADO DE SÃO PAULO - FALASP, instituição sem fins lucrativos, fundada pelo poeta e jornalista paulista, Conde Thiago de Menezes, em 12 de março de 2004, com tempo ilimitado de duração, tem por finalidade supervisionar, coordenar, fiscalizar e estimular a atividade das entidades acadêmicas e centros de alta cultura sediados no Estado de São Paulo que a integram, com observância das normas e disposições emanadas das leis federais, estaduais e municipais, bem como da Confederação das Academias de Letras e Artes do Brasil, antiga FALB, fundada no Rio de Janeiro em 1936. A FALASP tem foro na Estância de Águas de Lindóia, escolhida que foi em dezembro de 2003, durante encontro de Academias de Letras e instituições similares ocorridos no Hotel Fazenda Vanguarda, na divisa da Estância de Amparo com Itapira. Entretanto, tem representantes em diversas partes do Estado e Delegacias Estaduais e Regionais. A Ordem do Mérito da Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo - FALASP, carro chefe da entidade, tem por finalidade premiar personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por suas relevantes contribuições prestadas à Cultura e à Educação. As "Ordens Honoríficas" da FALASP são detentoras de acervos medalhísticos diferenciados e inerentes, cujas principais condecorações são cadastradas pelo Exercito Brasileiro e outras oficializadas por instâncias governamentais no Brasil, e ou reconhecidas no exterior. Essas láureas, foram instituídas e em seus graus condecorativos são outorgadas criteriosamente, reconhecendo méritos comprovados de cidadãos e Instituições, em âmbito mundial.

Conde Thiago de Menezes – Comendador Grão Colar, Presidente e Grão Mestre das Ordens Honoríficas do Sodalício Acadêmico. Escritor e Jornalista. Colunista dos Jornais “CIDADE DE ITAPIRA” e “Gazeta Itapirense”. Contatos: thiagorfmenezes@yahoo.com.br "

Atualizamos:Em 2011, o escritor Thiago de Menezes lançou , já por quatro vezes, dese o prélançamento em Rio das Ostras, seu livro A SENHORA DA BENGALA Mágica e OUTRAS Senhoras (All Printe Edit.SP) e lançará,m na Bienal do Livro, uma biografia bombástica, da qual falaremos em breve e que tive a honra de prefaciar.Clevane

><**><


Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Membro da IWA;Representante da REBRA_Rede Brasileira de Escritoras, do MOvimento Cultural aBrace(Brasil/Uruguai).Membro do PEN CLUBE de Itapira.
Do RS, é Representante da ALPAS XXI (A Palavra do Século XXI) ;do virARTE;da CAPORI(Casa do poeta Riograndense)e é membro da confraria dos poetas, Dama da Ordem Sereníssima da Lyra de Bronze, sendo co-autora, , no compêndio Adolescente, Aspectos Clínicos e Psicossociais, editado pela renomada editora gaúcha ARTEMED,os capítulos sobre homossexualidade e sexualidade na adolescência.O livro é organizado pela Dra.Maria da Conceição de Oliveira Costa , da Bahia e pelo Professor (da UFRS)Dr.Ronald Pagnocelli de Souza)
Representante do Movimento Cultural aBrace-Brasil;Uruguai
Vice Presidente do Instituto de Imersão Latina-IMEL.
Embaixadora Universal da Paz -Cercle de Ambassadeurs Univ.de la Paix-Genebra, Suiça,
Consultora de Cultura da Associação Mineira de Imprensa-AMI.
Membro da Rede Catitu de Cultura;da ONE, da SPVA/RN, da CAPORI, da APPERJ,e do PEN Clube de Itapira.
Colaboradora da ONG Alô Vida. .
Membro Honorário de Mulheres Emergentes
Divulgadora e Pesquisadora do MUNAP_Museu Nacional da Poesia
Dama da Sereníssima Ordem da Lyra de Bronze
Acadêmica da AFEMIL-Academia Feminina de Letras; da ALB/Mariana;
Acadêmica Correspondente da ADL, ANELCARTES, ATRN, AIL, ALTO, da Academia Pre-andina de Artes, Cultura Y Heráldica; Academia Menotti del Picchia

2 comentários:

  1. Olá Clevane querida...esta é uma bela iniciativa, seu blog está lindo e útil tambem, sobre a presença do nosso querido amigo O CONDE THIAGO DE MENEZES É UMA MERECIDA HOMENAGEM divulgar o belíssimo trabalho que ele tem feito em todo o BRASIL, vc está de PARABENS te desejo muito SUCESSO VC É UMA ESCITORA NOTA 1000 bjsss Selene Antunes

    ResponderExcluir
  2. Clevane eu já sou sua seguidora em nome do meu PROJETO CULTURAL POESIA E PAIXÃO....MEU BLOG É......www.sonharsonharesonhar.blogspot.com

    bjssssssssss

    ResponderExcluir