sexta-feira, 15 de abril de 2011

Leila Miccolis-Além , no meio e aquém das Letras- é uma das juradas do Prêmio Portugal TELECOM.

BY Clevane Pessoa


(Acima logo do curso de roteirista que LM coordena, pela Internet).


Leila Miccolis é autora renomada,ensaísta, poeta de peso, haikaista de estilo,atriz, professora-inclusive mantém um curso de roteirista online-mantém o site BLOCOS ONLINE, com Uhracy Faustino, são editores e ainda coordenam antologias virtuais(estou em três "Saciedade dos poetas vivos, numa de Natal e noutra sobre o Beijo).Há anos, Leila mantém uma página individual com meus textos em prosa ou versos e ainda os coloca no "Dia D", que são efemérides comentadas por autores vários.Chega a guardar , de um ano para outro, quando encontra, algo que escrevemos, para publicar.

Nem todas sabem que a atriz é também é roteirista novelista de TV, (Kananga do Japão, que tanto sucesso fez, uma delas, Barriga de Aluguel, deliciosa mescla de drama com humor e Mandacaru , algumas das novelas de sucesso que citamos ) .

Leila faz parte dos artistas e intelectuais que miliraram contra a Ditadura nos anos 60.E foi participante, ativista.

Pessoalmente-ela mora em Maricá/RJ- conheci-a em Belo Horizonte, quando veio apresentar o monólogo bem humorado "Péquena Notável", quando faz graça com sua estatura.Ela é uma grande mulher em miniatura, cuja mente é imensuravel. Estávamos esperando -a na serraria Souza Pinto, na feira do livro:Neuza Ladeira e eu, que fomos juntas, Bilá Bernardes, Tânia Diniz, Lívia Tucci, e quando a vimos, foi uma festa...Assistimos sua entrevista aberta ao público e depois passamos para outro espaço, onde ela nos brindou com a peça. Mais tarde, de retorno para casa, paramos na cantina , do Maletta, porque Neuza queria conversar com amigos.E lá estava Leila, jantando com seu empresário e esposa.
Pensei que ela acharia que saíramos em sua perseguião, maduras tietes.Fora coincidência, claro, mas adoramos prolongar a conversa, embora soubéssemos que estaria cansada e faminta.No entanto, ela apenas sorriu e fomos convidadas a sentar à mesa.

Outra característica peculiar do casal, é que defendem os animais e criam vários quatropatinhas em Maricá.Se há algo que a deixa aflita é quando algum adoece .Manda-nos fotos deles, na Internert a Gatolândia - um gatil de textos e imagens- , por exemplo, e o site Cachorrada...

Com mestrado e escrevendo tese de doutorado na UERJ, acha tempo para conversar com amigos via Internet, sempre atenta a todos, ao vicvos e mortos, haja vista a página que publicou quando morreu o colunista ZANOTO, de Varginha, em sua passagem .Pediu-me licença para publicar um trecho de algo que eu escrevera sobre ele.Fui conferir e era a celebração do retorno do velho guerreiro das Letras, que voltava a escrever em jornal, após um infarto.

Prefacia vários livros, neste momento, faz o do poeta jovem e talentoso Dimythryus, o Darlan Tupinambá, cujo trabalho e estilo, ambas gostamos .Quem sabe ser amiga de seus amigos, qual ela, acaba atraindo emais e mais.Afinal...a propaga-se verbalmente, a excelência de sua amizade genuína.Aliás, dia 18, é Dia do Amigo.Homenageio aos meus e a ela, especialmente, aqui.Quando Darlan e eu a indicamos para Embaixadora da paz, a presidente mandou perguntar-me porque aquele paraleismo:duas pessoas indicando a mesma.Expliquei-lhe que ambos , daralan e eu, tivéramos a mesma idéia. Então, pedi a ele que a indicasse sozinho , o que ele fez e paara nossa alegria, ela integrou-se ao gupo de cabeças pensantes pela PAZ do cercle de Les Ambassadeurs Univ. de la Paix.

Gosto muito dela.Em plena fase de dissertação de Mestrado, deu-se ao trabalho de revisar minhas "clevanices de digitação" -eu que digito loucamente- em poemas a publicar nas antologias.Na madrugada, naturalmente, como quem cata folhas numa caudal, para deixar um rio sem poluição.E diz sem rodeios que também gosta do que escrevo, subida honra e alegria para mim.

Certa vez, concorri pela segunda vez -gosto desses vagalumes em minha carreira, tão encantadores- ao permanente concurso do site :uma frase sobre BLOCOS ONLINE e ela escreveu e me disse que a frase "era uma luz na escuridão", algo assim.

Ontem, fiquei sabendo que ela será um dos membros de júri do importante concurso Portugal/Telecom. Eu bem que gostaria de ter havr concorrido, à época, perdi prazo, porque divulgo, incentivo outros a concorrerem e acabo tão ocupado que o tempo hábil de inscrição e remessa passa.

Nada mais justo, pois ela é exigente e minuciosa em sua sleituras e resenhas.O Brasil fica assim , muito bem representado.

Sua poesia erótica causa não apenas frisson de compartilhamento, mas muita opolêmica, pois é forte.Com ela, não há essa de "erótica feminina", mais sutil, conforme na minha lavra.A dela é mão na cumbuca, dedo na ferida,
gozo no prazer >A beataria há de persignar-se.Mas, "nosotros", apaixonados pela Paixão destilada -a redundância é proposital - aplaudimos.Legítima expressão da luxúria, da entrega plena em versos.Sem falsos pudores.

No dia 12 dese abril de 2011, escreveu crônica deliciosa sobre os "que-fazeres- de sua tese em contrução.Já no início, abre cortinas:

"Este ano é ano em que defendo minha tese na UFRJ e todo o tempo do mundo é pouco para isto. Nunca vi nada tão difícil em literatura. Minha dificuldade maior, talvez, se dê não pelo fato de ter de trabalhar com a linguagem acadêmica, mais elaborada (quem escreveu para a televisão aprende muito bem a usar variações linguísticas, a ter este tipo de flexibilidade de adequar a fala à necessidade do personagem, ou do momento). Tenho a impressão de que o mais complicado, para mim, é lidar com as palavras em seu significado exato, sem o plurissentido interpretativo que elas contêm. Habituada com a poesia, em que a metáfora muda completamente o “plano de voo”, e em que uma palavra pode mover-se em múltiplas direções, a linguagem acadêmica, ainda mais na Ciência da Literatura, rejeita esta polivalência: é necessário pensarmos em cada vocábulo várias vezes até que cheguemos à constatação de que ele caminha em uma direção única."(*)

(*) IN leilamiccolis.blogspot.com (ALÉM DAS LETRAS)

Seu mais recente livro:

Passagem de Calabar
LEILA MICCOLIS


"Descrição:
Poeta que também foi como roteirista e autora de telenovelas, entre elas Kananga do Japão, Barriga de aluguel e Mandacaru, Leila Míccolis escolheu como tema de sua pesquisa de doutorado da UFRJ o poema Passagem de Calabar, do alagoano Lêdo Ivo".

À venda também em Submarino ou diretamente com ela, em BLOCOSONLINE.




Editora: Topbooks

Nenhum comentário:

Postar um comentário