sexta-feira, 15 de abril de 2011

PEAPAZ-Rede do Bem , EISFLUÊNCIAS-e Marco Bastos, além de outros amigos

Amigos:

Pertenço a uma comunidade da NING chamada Poetas ,Escritores do Amor e da Paz (PEAPAZ), coordenada pela talentosa ,ética e empática poetia Silvia Mota, homônima de uma poeta mineira, cujo sobrenome igual tem no entanto "dois t e com paticipação fraternal de vários afiliados (Denise Sevignini, Silvia Mendonça, por exemplo).tenho ali, uma plêiade de chegados amigos e poetas de quam (ainda) não me aproxinei, mas conheço pela obra).
Hoje fiz um comentário lá, sobre a revista virtual Eisfluências, na página do Marco Bastos que a citara, ao mencionar um trabalho de Vania de Castro Moreira .E ele respondeu citando meus amigos, Drummond, cubismo...Gostei muito.Por isso, compartilho...Aqui vai:

"QUANDO O TRABALHO DO POETA É UMA EXALTAÇÃO À VIDA"(Marco Bastos)


"É imensa a satisfação que tenho ao divulgar o Número 10 da Revista eisFluências, de abril de 2011, que circula a partir de hoje.

A Revista, como sempre está ótima.

Acresce a essa satisfação o fato de, para esse número, eu estar divulgando em minha coluna, o trabalho profissional competende de Vania de Castro Moreira, uma das autoras que atuam no Peapaz, no Silvia Mendonça, no Mural dos Escritores e no Recanto das Letras onde tive o primeiro contato com seu trabalho. Poeta talentosa, faz da poesia instrumento para dar vez e voz àqueles que por infortúnio apegam-se à vida da forma como Drummond nos fala que há flores nos campos, e eu preciso acreditar nos poetas:



Campo de Flores

. . . . . . . . . . . . . . . . .

Era o tempo de terra.

Onde não há jardim as flores nascem

de um secreto investimento em formas improváveis.

. . . . . . . . . . . . . . . . .

Carlos Drummond de Andrade.


Poesias colocadas a serviço do homem e da humanidade, engrandecendo a vida, transcendendo ao cotidiano intimista para ferir a lira do Universo, no teor e na qualidade em que nos disse ser necessária o amigo Jorge Cortás Sader Filho em sua crônica Escrevendo com Sangue que também vem publicada nesse número da Revista.



A todos uma boa leitura e um bom dia.



Aqui está a Revista:



http://www.eisfluencias.ecosdapoesia.org/eisfluencias_abril_2011_2_...



Marco Bastos."

><***>< Minha colocação: Comentário de Clevane Pessoa "Marco: "Saudações. Obrigada, amigo. Suas palavras são muito pertinentes.Parabéns. Gosto demais da Revista Eisfluências, onde , conforme talvez se lembre, já fui entrevistada.Com trocas de e-mails, parei de recebê-la e agora, v. traz esse presente. Vou visitar e ler. Bom final de semana! Clevane" (clevaneplopes@yahoo.com.br) http://clevanepessoa.net/blog.php http://hana-haruko.blogspot.com ><**><**><



Acima:a pomba da paz de Antonio Dayrell, fotografada tendo trabalho da artista mineira Iara Abreu por fundo.

A imagem é a pomba da paz do Poeta Antonio Dayrell, de Belo Horizonte, para distribuição a poetas pacifistas no evento de 2009, PAZ e POESIA. .O fundo é trabalho da artista Iara Abreu, também daqui.
><**>< Como a resposta de Marco cita alguns de meus amigos- Líria Porto, iara Abreu e Antonio Dayrell, repasso-a, pois achei nela coerência e elegância : . Comentário de Marco Bastos "Obrigado, Clevane, a eisFluências agradece. As minhas palavras foram para ressaltar a importância do trabalho realizado por Vania (*) e certamente, após a leitura, você também reconhecerá. E como não me lembraria de tê-la entrevistado, por email, para a eisFluências? Foi bom conhecer e contextualizar melhor a poesia mineira através daquela matéria. Eu havia divulgado a poesia de Líria Porto - Minas tem ótimos poetas - e li sobre a excelente poeta que você é. Conhecia os seus haicais. O seu "O Chão de Nossa Terra", poesia vencedora do Festival de Ouro Preto, é muito bela. Dayrell encontra no cubismo de Iara Abreu um belo cenário para o vôo da pomba-da-paz e os cataventos são bonitos quando lembram girassóis e têm algo da Tarsila, fase Pau-Brasil, em que pese o vazio inumano. Eu gosto do cubismo:



abraço.

Marco."

><**>< E, aqui, a resposta de Vânia, ao comentário do Marco Bastos: (Comentário de Vania de Castro Moreira*) : "Querido Marco, em nome da Comunidade ELA Brasil,agradeço o convite, o carinho, o respeito, a confiança e o incentivo!! Você é uma pessoa muito especial." * Vânia de castro Moreira é tamb´pem da REBRA (Rede Brasileira de escritoras, da qual sou representante aqui em MG) ><88>,

Como podem ver, o Poetas e escritores do Amor e da paz é realmente uma rede, uma teia do Bem, de confraternização, beleza.
Por isso, resovi compartilhar com os citos e os amigos essa troca de recados.

Clevane Pessoa"

E conheçam a EISFLUÊNCIAS, se ainda não a conhecem:

http://www.eisfluencias.ecosdapoesia.org/eisfluencias_abril_2011_2_...

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Representante em MG da REBRA_Rede Brasileira de Escritoras.
Representante do Movimento Cultural aBrace-Brasil;Uruguai
Vice Presidente do Instituto de Imersão Latina-IMEL.
Embaixadora Universal da Paz -Cercle de Ambassadeurs Univ.de la Paix-Genebra, Suiça.
Consultora de Cultura da Associação Mineira de Imprensa-AMI.
Membro da Rede Catitu de Cultura; do virArte, da ONE, da SPVA/RN, da CAPORI, da APPERJ,e do PEN Clube de Itapira.
Colaboradora da ONG Alô Vida. .
Membro Honorário de Mulheres Emergentes
Divulgadora e Pesquisadora do MUNAP_Museu Nacional da Poesia
Dama da Sereníssima Ordem da Lyra de Bronze
Acadêmica da AFEMIL-Academia Feminina de Letras; da ALB/Mariana;
Acadêmica Correspondente da ADL, ANELCARTES, ATRN, AIL, ALTO, da Academia Pre-andina de Artes, Cultura Y Heráldica; Academia Menotti del Picchia(Itapira/SP)

3 comentários:

  1. Obrigado pela divulgação, Clevane. O trabalho de Vania merece ser conhecido.
    hana.haruko é um belo espaço.
    O meu quadro aqui também publicado se chama Passeio pelo Pelô, óleo s/tela, Marco Bastos.

    abraços.
    Marco

    ResponderExcluir
  2. Querida Clevane,

    agradeço a citação do artigo publicado na Revista eisFluências, na coluna do poeta Marco Bastos.

    Gostei muito do seu espaço. Parabéns, é lindo!
    Com carinho,

    Vania

    ResponderExcluir
  3. Que "casinha" virtual aconchegante! É linda...
    Grata, querida Clevane, por divulgares a PEAPAZ. Poetas e escritores do teu jaez fazem nosso cantinho de Amor e de Paz, tão maravilhoso! Beijosssssssssss

    ResponderExcluir