sexta-feira, 29 de abril de 2011

ITAPIRA-SP- Thiago de Menezes autografa A SENHORA DA BENGALA MÁGICA E OUTRAS SENHORAS-

O escritor Thiago de Menezes vem, subsequentemente, lançando em várias cidades seu livro A SENHORA DA BENGALA MÁGICA e OUTRAS SENHORAS , conforme seguimos divulgando neste espaço.

O sucesso reporta-se a ser um livro de etiqueta, um livro de costumes, um livro de Memória-nacional- e de memórias, pessoais do autor :ele conviveu com protagonista que dá , com seu epiteto, nome ao livro ,nada mais nada menos que Maria Augusta Nilsen, criadora da SOCILA- sinônimo de bom gosto e elegância.Com sua bengala, ela fazia as marcações devidas, no treinmnemnto de misses em passarelas, modelos ou simplesmente jovn sda siciedade vigente, para obter o timing competente, as boas maneira, o porte, dos pés à cabeça, literalmente.

O autor saiu de sua cidade , Itapira, no interior paulista, para estudar no Rio de Janeiro.Foi ali, que conviveu com personalidades da época e por isso, ingressar na leitura de A SENHORA DA BENGALA MÁGICA e OUTRAS SENHORAS é também fazer uma viagem no tempoi, repetindo aqui um adequado lugar comum, pois realmente, voltamos ao Brasil do glamour dos Anos 50,60,70, já que Thiago conta muitas histórias de pessoas da Alta Sociedade, referindo-se por vezes a personalidades internacionais.

Observando nos cerimoniais de Academias de Letras e Artes que orquestra, pois preside a FALASP , essa ainda conjugando várias academias diferentes, mesmo de Estados outros ou assistindo-o cantar, ministrar palestras, percebemos claramente essa formação do "savoir faire" aprendido e apreendido nas aulas com Maria Augusta, para , em definivo, incorporar-se à sua naturl elegância.



Acima, o autor, bem jovem, com a "Senhora da Bengala Mágica", a saudosa Maria Augusta.

Mas o livro trata ainda de regras de etiqueta ,fala da história brasileira em décadas recentes.Um inevitável saudosismo, do tipo interessante e lúcido, nos acomete quando lemos esse livro-reportagem. Um frisson de estar perto das figuras trazidas por Thiago de Menezes, nos faz ler de um fôlego...para reler depois.O poeta Jaak Bosmans disse que o livro "mexe com as cabeça":lembranças se mesclam às nossas pessoais, nós que vivemos em algumas dessas décadas do século passado .No entanto, mesmo quem não as viveu, terá ouvido alguém comentar sobre esses mitos, sobejamente publicado na em revistas de época, em especial a MANCHETE . Sempre dizem que somos um país sem meória, mas felizmente existem pessoas que respeitam a vida de personalidades brasielrias e as registra.Thiago de Menezes é uma delas.

O livro (veja capa acima, é edição da ALL Printe, de S.Paulo)teve pré lançamentos em Rio das Ostras, no Rio de Janeiro, e, em Taubaté, na festa ESSAS MULHERES MARAVILHOSAS, da FALASP, comemoração ao mês da mulher, em março, tendo acontecido a primeiro de abril, em meio ao glamour das senhoras presentes e à exuberância de Elke Maravilha, convidada para patroness.

Especialmente em maio, o livro será ótimo presente para mães, tias e pessoas que viveram nessas marcantes décadas.

Especializado em livros-reportagem, Thiago de Melo desde o primeiro, sobre a cantora Cely Campelo, já esgotado, agora prepara mais um livro, de poemas. Decidimente, não pára de escrever e cumprir a extensa agenda da FALASP em diversas cidades.

O e-mail do autor, para pedidos :"Conde Thiago de Menezes" .

Na próxima bienal do livro, ele estará no estande da editora All Printe, lançando um novo, A Verdadeira Luz del Fuego, que tive o prazer de prefaciar. A 19 de maio ,em São paulo, autografa no lançamento oficial de livro "A verdadeira LUZ DEL FUEGO"," sobre a polêmica vedete e bailarina que escandalizou o Brasil dos anos 40 a 60 " O evento será na Livraria Martins Fontes, da Avenida PAULISTA, depois das 18 horas .Sem dúvida, atrairá muitas pessoas.

Então, hoje,29 de abril, na cidade natal do autor, Itapira, no Hotel Casa Grande, ele estará autografando exemplares de A SENHORA DA BENGALA MÁGICA E OUTRAS SENHORAS, certamente cercado dos acadêmicos da AILA, da AMP , do PEN CLUBE e da APAACH, daquela cidade, amigos, parentes.
Se estiver lá ou perto, apareça.


Clevane Pessoa
Membro do PEN Clube de Itapira
Acadêmica Correspondente da AMP,
Acadêmica da Academia Pre-Andina de Artes, Cultura Y Heráldica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário