sábado, 29 de outubro de 2011

Ricardo Evangelista levanta Polêmica sobre Direitos e Exploração de Artistas, etc e tal-e alinhavo o assunto.



Poetas, artistas e performadores, leiam:

Para o necessário debate, encaminho a fala indignada do sociólogo mineiro , performer, poeta e criador-integrante do SARAU TROPEIRO, Ricardo Evangelista, no qual se apresenta com a esposa  Sueli Silva, cantora, compositora e arranjadora (Ricardo Evangelista <ricardoevangelista@bol.com.br>) .Pego o gancho em seu protesto veemente e dis/corro entre meandros de flashs que me ocorrem;
Já vi similitudes do que Ricardo conta, -em locais noturnos, navios, alguns pubs, churascarias - o artista sendo obrigado a se apresentar enquanto as pessoas pagantes comem, riem , discutem , se embriagam.Roberto carlos faz shows durante viagens marítimas.Artistas-em especial músicos- quando narram a história de suas carreiras, costumam contar de quando cantavam na noite.Humoristas-em especial os de stand up, ás vezes falam para "seu ninguèm".Costumes, mas estes podem ser melhor direcionados.
Algumas festas, raves de mix, com muita consideração, por quem se paresenta, costumam rolar, por exemplo em SAMPA-quia as que o PNOB apresentva- têm, em meio a grande miscelânea, pessoas dançando malabares, pintores se expressando em telas, poetas declamando, cantantes a soltar a voz.Já recebi, de Suzana Jardim ,em SAMPA,  vídeo onde poema de minha autoria era interpretado, enquanto acontecia isso e aquilo.Todavia, tratava-se de manifestaç~eos artísiticas conjugadas, vozes em cores, cordifraternidade e oportunidade para quem precisava de espaço para mostrar um pouco de sua arte.Que pensam disso?
Palco ou rua, ou quaisquer espaços urbanos, podem ser lugares de eleição para mostrar dos parangolés de Oiticica aos poemas da Catequese Poética de Lindolf Bell, poeta paranaense que tirou a Poesia de dentro para fora de escrivaninhas e bibliotecas vetustas, para fazê-la nadar em rios dentro de garrafas ou ser dita em alta voz pelos espaços urbanos, uma beleza. Repentistas e cantadores percorrem quilômetros de praias no Nordeste para , sob sol escaldante e claro, mostrar o que sabem fazer e receber algum dinheiro dos banhistas, sejam ou não turistas. Nas calçadas, artistas-populares e clássicos- tocam seus instrumentos, cantam , encantam.E passam o chapéu ou algo que o valha.Há que se engolir sapos, correr riscos, cansar-se nessa lida cotidiana!
Obrigar alguém contratado a ser bar man-linda profissão- enquanto entretem um público talvez inadequado, pode ser outra historia.Exceto, se o autor quer, se esse público for ali para aplaudir e ouvir, ver e respeitar.Pode ser.SE filho em casa precisa de leite, sujeita-se o orgulho.Ou recria-se as possibilidades.Acho que esse assunto, dá pano para manga! Ou para os parangolés oiticiqueanos, querendo balançar a mesmice.
Aqui em MG, lembro-me, há uma tendência, a do artista visual/plástico pintar, criar ao vivo.Acho lindo.Sobretudo, é um compartilhar de talentos  com quem passa, para e assiste.
Nòs, do grupo "Poetas Pela Paz e Pela Poesia", distribuimos a nossa em feiras de artesanato, escolas, praças públicas, por opção, para fazer chegar a Poesia a todos os olhares , corações e espíritos.Tudo graciosamente.Livros doados por todos os poetas, novos e embrulhados para presente, milhares de poemas impressos ou revistas posteres com textos enviados espontaneamente.Esse, o advérbio mágico:nada funciona bem sob coação, seja ela qual for...
A Companhia de Dança Contemporânea de Évora, Portugal, encantou-me anos atrás, com a ocupação de espaços urbanos, com a dança .Tendência hodierna, quando até aeroportos recebem levas de artistas, para óperas, opeteretas, teatralização, interpetação de poesia.Individual e grupo.O foco é extenar para o outro.Desestressar.Mostrar algo que não pode ficar escondido-a criação- para todos os títulos de públicos,
Que o livre criador jamais tenha de sujeitar sua veia criativa ao que não quer , apenas pelo vil metal...Se quer ou escolhe, que seja aplaudido, mas isso me lembra os malabaristas e engulidores de fogo nos sinais, as estátuas vivas esperando que pingue moeda por moeda, uma espécie de salário que certamente não será o sal da vida, mas a soma que lhe matará a fome e ajudará a pagar pelas obrigações de sua cidadania.senão, a luz e cortada, o filho se desnutre, o cônjuge abandona, as libélulas no estômagos morrem de fome...

A discussão será longa, entrem nessa e escrevam para o reclamante, um talentoso autor de três livros de poemas, pesquisador e que leciona vrsos para crianças no premiado projeto Pão e Poesia do Diovvani Mendonça, de Contagem, MG.Um grande pesquisador, Ricardo Evangelista
.
Se você tem um depoimento, fale.Se discorda, fale.Se concorda, fale.Se mandar para mim (hana.haruko1@gmail.com), também publicarei em meu blog de mesmo nome . Podemos discutir em "CORO COLETIVO".E vá conhecer o blog do casal:http://sarautropeiro.blogspot.com .
certamente, muitos pontos de vista, muitas visões coletivas ou individuais.O importante é discutir algo realmente significativo para os que precisam de emprego, para os que não precisam.Alguns hão de dizer que fariam , que gostam, de fazer.Mas seria por opção,Por necessidade  e falta de compreensão da alma do artista, é outra história!
Mas já é tempo do Brasil saber ter público e respeito, produtores e empresários respeitosos para com esse grande Bem da humanidade:a alma criativa  - a alma do artista, do ator, do poeta, do performer, do músico-e por aí vai!

Bom final de semana:

Clevane Pessoa
Membro do PEN Clube /Itapira, do virARTE/RS,
Representante da rede Brasileira de Escritoras em MG
(Http://rebra.org/escritora/escritora/ptbr?id=1886)

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Ricardo Evangelista <ricardoevangelista@bol.com.br>
Data: 29 de outubro de 2011 09:41
Assunto: LEIAM ESTA NOTÍCIA QUE ABSURDO
Para: "llobus@gmail.com" <llobus@gmail.com>, "hana.haruko1@gmail.com" <hana.haruko1@gmail.com>



No facebook tá rolando esta divulgação:
OFERTA DE EMPREGO PARA ATORES, ATRIZES E MÚSICOS !

A Status Chopperia Grill em parceria com a ACTion está oferecendo emprego fixo para artistas de BH trabalharem como BARTENDER PERFORMER.

A oferta de emprego é para artistas que possam fazer performances ao mesmo tempo que atenda ao público da casa STATUS CHOPERIA GRILL, na Savassi.
Um perguntinha que não quer calar:Agora além de artista o cara tem de atacar de garçom. Que lindo! se não fosse trágico. Garçom e músico? Garçom e poeta? Garçom e ator? Atenção sindicatos fiquem ligados!!Isso pode? Viva a exploração do trabalho, em pleno século XxI , viva a era do com-puta-dor. E tem otário que topa!!!

COPA DO MUNDO VINDO POR AÍ, ARTISTAS DO MUNDO UNI-VOS! Parece que a tônica agora é oferecer trabalho casado. A jogada é que o cara exerça duas profissões e ganhe por uma. E o emprego tá com nome estrangeiro "BARTENDER PERFORMER", disfarce "picareta" pra garçom. Olha que profissão é antiga. e tem piso salarial e tudo mais. Viva o nosso complexo de vira-lata e a exploração. VIVA A BURRICE NACIONAL. Eta paisínho da idade das trevas!!!!

ÉTICA DENTRO DA ARTE - Respeite o direito de autor.
Tropeirauta Produções
http://sarautropeiro.blogspot.com
faacebok.com/ricardoevangelista2
twitter:@sarautropeiro
F:(31)96920283
End.: R. Princesa Iabel, 534 c1 , Copacabana, BH/MG
Cep 31540510



No facebook tá rolando esta divulgação:
OFERTA DE EMPREGO PARA ATORES, ATRIZES E MÚSICOS !

A Status Chopperia Grill em parceria com a ACTion está oferecendo emprego fixo para artistas de BH trabalharem como BARTENDER PERFORMER.

A oferta de emprego é para artistas que possam fazer performances ao mesmo tempo que atenda ao público da casa STATUS CHOPERIA GRILL, na Savassi.
Um perguntinha que não quer calar:Agora além de artista o cara tem de atacar de garçom. Que lindo! se não fosse trágico. Garçom e músico? Garçom e poeta? Garçom e ator? Atenção sindicatos fiquem ligados!!Isso pode? Viva a exploração do trabalho, em pleno século XxI , viva a era do com-puta-dor. E tem otário que topa!!!


COPA DO MUNDO VINDO POR AÍ, ARTISTAS DO MUNDO UNI-VOS! Parece que a tônica agora é oferecer trabalho casado. A jogada é que o cara exerça duas profissões e ganhe por uma. E o emprego tá com nome estrangeiro "BARTENDER PERFORMER", disfarce "picareta" pra garçom. Olha que profissão é antiga. e tem piso salarial e tudo mais. Viva o nosso complexo de vira-lata e a exploração. VIVA A BURRICE NACIONAL. Eta paisinho da idade das trevas!!!!


ÉTICA DENTRO DA ARTE - Respeite o direito de autor.
Tropeirauta Produções
http://sarautropeiro.blogspot.com
faacebok.com/ricardoevangelista2
twitter:@sarautropeiro
F:(31)96920283
End.: R. Princesa Iabel, 534 c1 , Copacabana, BH/MG
Cep 31540510



--
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Membro da REBRA_Rede Brasileira de Escritoras.
Representante do Movimento Cultural aBrace-Brasil;Uruguai
Vice Presidente do Instituto de Imersão Latina-IMEL.
Embaixadora Universal da Paz -Cercle de Ambassadeurs Univ.de la Paix-Genebra, Suiça,
Consultora de Cultura da Associação Mineira de Imprensa-AMI.
Membro da Rede Catitu de Cultura; do virArte, da ONE, da SPVA/RN, da CAPORI,  da APPERJ,e do PEN Clube de Itapira.
Colaboradora da ONG Alô Vida. .
Membro Honorário de Mulheres Emergentes
Divulgadora e Pesquisadora do MUNAP_Museu Nacional da Poesia
Dama da Sereníssima Ordem da Lyra de Bronze
Acadêmica da AFEMIL-Academia Feminina de Letras; da ALB/Mariana;
Acadêmica Correspondente da ADL, ANELCARTES, ATRN, AIL,  ALTO, da Academia Pre-andina de Artes, Cultura Y Heráldica; Academia Menotti del Picchia
Clevane Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário