segunda-feira, 9 de maio de 2011

O Fascinante Mundo das TROVAS e concurso da ATRN

Bom dia, Amigos, espero que tenham tido um agradável domingo.

                                                            O FASCINANTE MUNDO DAS TROVAS

                                                                                        Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Ontem fiquei "brincando de fotomontagem", apenas para treinar, pois sou "troglodita" em informática.Em meu arquivo, busquei flores para fundo e por cima, escrevi ou trasncrevi algumas  trovas.
Não chego nem de perto na tecnologia  necessária, mas vale a intenção, pois assim , coloco versos, nesse caso, a trova, ou redondilha maior  (*).
Aprendi a fazer trovas ainda pequena, no colo de meu avô, o saudoso Luiz Máximo de Araújo, poeta e jornalista paraibano, que brincava comigo de rítmo (metrificação).Aprendi com metodologia afetiva e decodificável facilemente.
Quando eu ia a Pouso Alegre, em Minas Gerais, onde ele morou já idoso, numa chácara, nas férias de julho-quando aniversario- duas coisas me agradavam demais: fazer trovinhas com ele e ler às escondidas seus dicionários de mitologia, a desenhista que seria já fascinada com os nus dos deuses, deusas, semideuses ,ninfas, centauros , heróis .Era leitura proibida, porque vovó, santinha, achava indecorosos.
Vovô era sempre mais moderno, assisitia balé comigo pela TV , mas se ela via, retirava  da sala com algumas desculpas, pois as malhas colantes dos bailarinos  ,os gestos dos partners, a  seu ver,não seriam  apropriadas a uma futura mocinha.
Nesta década, o médico poeta Diógenes Pereira escreveu um livro chamado ESCANDIR, onde demonstra a importância da criança escandir palavras em silabação, de maneira científica .Donde concluirmos que a métrica amplia possibilidades de equilíbrio.
A beleza perpassa pela forma simples, sintetizada e genuína da trova.Depois de aprender a fazê-la, o bardo escreverá qualquer outro gênero e terá mais rítmo mesmo em versos livres. Eu por exemplo, faço poema visual, conceto, haikais...e adoro ter certeza que a trova é mãe de minha Poiesis.
Noutro dia, li as palavras de um grande trovador de Juiz de Fora, jornalista e compositor Messias da Rocha, meu amigo,  com quem fui casada e co-proprietária do jornal tablóide URGENTE, quando uma trova sua premiada foi elogiada pela metrificação, por nosso filho.Ele respondeu que privilegia mais o rítmo.Isso é típico de nossa " renomada Escola de Trovadores de Juiz de Fora", conforme costumam dizer .Nos tempos e termos do  fundador , Luiz Otávio e seu fiel escudeiro e antologista Aparício Fernandes, o rítmo, era essencial, o contexto deve fluir por ele. Hoje, há mais regras e muitas vezes, ganham concurso as menos belas, em detrimento de outras, porque seguem a normatização vigente.
A trova torna-se popular porque é fácil de se memorizar:quatro linhas apenas, rimas cruzadas.Mas requerem técnica , perfeição.E por isso, o trovador treina a vida inteira a cada uma que cria.
O próprio grande Fernando Pessoa, não tinha pejo de fazer quadrinhas em sua época-algumas magistrais.Ou Camões(*).Isso reporta-me a uma vivência na Oficina de Trovas que fiz com Ricardo Evangelista, na Lagoa do Nado, aqui em Belo Horizonte (região de Venda Nova- um belíssimo pulmão verde que todos deveriam conhecer  ) para alunos da escola integrada que ali funciona. Ao fazermos  preleções sobre o gênero, perguntamos se alguém já conhecia alguma.Um garotinho levantou o dedo e esperou.Quando lhe passei a fala, ele disse conhecer uma trova...de fernando pessoa.Eram crianças pequenas e surpreendi-me.Instado a dizê-la, não se fez de rogado e declamou uma bela trova do grande autor português.Então, contou que aprendera com seu pai, o que nos coloca na luta para que a Poesia seja mais ensinada aos menores: sem dúvida, decorar, metrificar, entender a beleza , há de tornar mais fácil descrever e apreender a beleza do Planeta  e das emoções do bem.Pura sensibilização natural.
No sábado, recebi um exemplar de "O Trovador",de número 55,  enviado por um dos irmãos Macedo, grande trovadores nordestinos, de qum muito gosto: o Ademar (**)  tem programa de rádio e passa, pela Internet, centenas de trovas diariamente ...O Francisco, criou uma cidade de mundo paralelo, chamada TROVÁPOLIS, onde fomos convidados a ter "ruas".Tenho a minha...Então, Francisco Macedo(***), que é o Diretor de O Tovador-linda edição em papel couché, enviou-me esse número onde anuncia que será agora bimestral,traz na primeira páginas fotos do mano cito, do Dr.Luiz Gonzaga, do José Lucas  ( o Presidente da ATRN) , do Zé de Souza e do Joamir.

Conta que até 30 de junho, está aberta a inscrição para  tradicional concurso trovadoresco.O tema em âmbito regional é VERTENTE.
Mande-se apenas duias trovas para Francisco Neves Macedo, R.Ribeirão Preto, 218-Gramoré CEP 59 135.recomenda , no entanto, que as trovas, "para garantia de entrega em tempo" hábil, "melhor enviar para a Cx Postal 644.CEP 59135-550-Natal/RN

E explica:pelo outro endereço, ainda em outubro,novembo , dezembro, chegavam trovas para concorrer . Maiores esclarecimentos com ele mesmo: "Francisco Neves de Macedo"<vatemacedo@yahoo.com.br>. A Academia de Trovas do Rio Grande do Norte, à qual pertenço desde 1968 -meu certificado ainda tem a logo antiga, hoje com a  lira mais  modernizada e espero que me enviem um novo, embora eu considere sagrada relíquia o já amarelado, que guardo honrada desde a juventude,quando presidi, a pedido de Luiz Otávio, a UBT;/Juiz de Fora...Nessa época, eu tomei posse no Núcleo Mineiro de Escritores (NUME), onde a trova era a princesa de fato e ainda havia a UTB, "União de Trovadores de Bar", à qual eu não pertencia porque papai não permitiria que a filhota fosse para barzinho com homens feitos, os gloriosos trovadores, quase todos, boêmios nobres da cidade...

Bem , eu tenho ainda dois e-books sobre trovas, um blogspot chamado Trovas Pequenas Notáveis, de vez em quando, compareço com trovas em antologias, enfim,  a paixão continua e continuará.
Todos esse fragmentos de  história para convidar trovadores de todo o Brasil para concorrerem à chamada de meus conterrâneos.E  vejam a beleza trovadoresca dos dois manos (prometo depois , enviar mais - lembro que O TROVADOR mostra a poética de trovadores de todo o Brasil) :

(*) Na ampulheta envelhecida,
com tristeza , fico olhando,
o resto da minha vida
pelo gargalo escoando!

(Francisco Macedo_

e

Mesmo em momentos tristonhos,
carregada e lamentos,
navega cheia de sonhos
a nau dos meus pensamentos.

(Ademar Macedo)

Boa semana , amigos!



Eis a chamada do "Montafoto", que apresenta uma forma mais fácil de trabalhar:
      "Você recebeu uma foto-montagem de clevane(clevaneplopes@yahoo.com.br) feita no site http://www.montafoto.com/ . Para acessá-la clique no link abaixo ou copie e cole o endereço no seu navegador".

(*)"Redondilha é o nome dado, a partir do século XVI, aos versos de cinco ou sete sílabas — a chamada medida velha. Aos de cinco sílabas dá-se o nome de redondilha menor e aos de sete sílabas, de redondilha maior.
A redondilha foi muito utilizada pelos poetas do Cancioneiro Geral, de Garcia de Resende e por Camões." Fonte:Wikipédia

LINK: http://www.montafoto.com/ver-email/3daff0e83dcbb7e0cf24f49d0ef0d8ae

Mas envio o resultado para vocês, com votos de ótima semana.

Clevane Pessoa



N:Fiz ainda um álbum no facebook  com as trovas ilustradas :
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150181081781132.320194.758221131&l=4f0186508b
--
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Membro da REBRA_Rede Brasileira de Escritoras.
Representante do Movimento Cultural aBrace-Brasil;Uruguai
Vice Presidente do Instituto de Imersão Latina-IMEL.
Embaixadora Universal da Paz -Cercle de Ambassadeurs Univ.de la Paix-Genebra, Suiça,
Consultora de Cultura da Associação Mineira de Imprensa-AMI.
Membro da Rede Catitu de Cultura; do virArte, da ONE, da SPVA/RN, da CAPORI,  da APPERJ,e do PEN Clube de Itapira.
Colaboradora da ONG Alô Vida. .
Membro Honorário de Mulheres Emergentes
Divulgadora e Pesquisadora do MUNAP_Museu Nacional da Poesia
Dama da Sereníssima Ordem da Lyra de Bronze
Acadêmica da AFEMIL-Academia Feminina de Letras; da ALB/Mariana;
Acadêmica Correspondente da ADL, ANELCARTES, ATRN, AIL,  ALTO,
da Academia Pre-andina de Artes, Cultura Y Heráldica; Academia Menotti del Picchia

Nenhum comentário:

Postar um comentário