segunda-feira, 23 de maio de 2011

JG NERES_Projeto OUTROS SILÊNCIOS-Workshop em SANTOS-SP-Os espaços do Silêncio -Imagem Poetica, A Subversão da realidade-

PÁSSAROS DE PAPEL EM NUVENS DE ALGODÃO
Os poemínimos do José Geraldo Neres, têm tal força poética que valem como poemas de muitas estrofes. Por isso, aqui estamos: seus “pássaros de papel”e minhas “nuvens de algodão”. Juntando os dois títulos, uma poesia breve. Clevane Pessoa de Araújo Lopes.
Versão PC Versão ZIP/PDF





Publiquei Pássaros de Papel em Nuvens de algodão, em e-book, em duas versões:uma de Maria Inês Simões, da AVBL e outra de Lourivaldo P.Baçan.É essa última que pode ser baixada  , download gratuito, na Vila das Artes.

José geraldo neres foi meu convidado, pelo formato de sua poesia , paralela à minha.

Pássaros de Papel foi ainda cedida pelo autor ao renomado Projeto Dulcinéia Catadora.Teve vôos solo e foi muito lido na América Latina.

Estou com a minha parte, NUVENS DE ALGODÃO, para publicar .

Mas adoro a parceria desse livro de pequeno poemas .Os dele, "POEMÍNIMOS", como os denomina.os meus, desde os Anos 60, denominados MINIPOEMAS.

Neres também fez adoráveis releituras de alguns de meus poemas.

Conheci-o por causa do conhecido site PALAVREIROS, onde escrevi e participei do poemário em homenagem ao centenário de PABLO NERUDA

http://www.viladasartes.org/bv/clevane/clevane.htm

Venho acompanhando o amigo poeta, cineasta,ator, ativista cultura de Diadema, S.Paulo.Exitosa trajetória.Não o conheço pessoalmente, mas está no rol dos caros e poucos amigos .

Ele agora está dedicado ao Projeto OUTROS SILÊNCIOS.E estará em Santos para desenvolver seu Workshop de práticas de criação literária (imagem poética = subversão da realidade).(SANTOS/SP).Caso esteja nessa cidade ou more lá, matricule-se.Valerá a pena!



Clevane Pessoa, do PEN Clube de Itapira.

Se puder, divulgue, repasse.

><**><

Veja abaixo:

Localização
Café Teatro Rolidei, Teatro Municipal
Avenida Senador Pinheiro Machado, 48, 3º piso, canal 1, Vila Mathias
Santos, Brazil

terça, 24 de maio · 18:30 - 21:30

Criado por

Mais informações
OS ESPAÇOS DO SILÊNCIO – A SUBVERSÃO DA REALIDADE.
(evento gratuito).

Projeto e Coordenação de José Geraldo Neres

Informações: Regina Alonso (orgone1@terra.com.br)

Apresentação:

Workshop de práticas de criação literária (imagem poética = subversão da realidade).

Público Alvo: Professores, estudantes de letras, comunicação, jornalismo, publicidade e demais interessados na elaboração de textos, tendo como base autores da literatura brasileira contemporânea e mundial.

Objetivos: Estimular as práticas de criação literária, e construir um espaço de diálogo criativo com o livro. Visa estimular a imaginação e a criatividade, possibilitando o contato com outras práticas e ações de valorização da leitura e da criação.


Objetivos específicos:
Estimular a imaginação e a criatividade, com ações de valorização da leitura e da criação.
Fomentar e estimular as relações entre a escrita/narrativa e a cidade/região.
Formar leitores críticos, mediadores e orientadores de leitura. Conscientizar os leitores acerca de uma concepção de leitura mais ampla, capaz de aprimorar sua sensibilidade.
Estimular interações com outras diferentes linguagens artísticas, e experimentações.


Justificativa:

Em sua simplicidade, a imagem não tem necessidade de um saber. Ela é uma dádiva de uma consciência ingênua. Em sua expressão, é uma linguagem criança. Pede-se ao leitor de poemas que não encare a imagem como um objeto, muito menos como um substituto do objeto, mas capte sua realidade específica.
A imagem que a leitura do poema nos oferece torna-se nossa. Enraíza-se em nós mesmos. Nós a recebemos, mas sentimos a impressão de que teríamos podido criá-la, de que deveríamos tê-la criado. A imagem torna-se um ser novo da nossa linguagem, expressa-nos tornando-nos aquilo que ela expressa. A expressão cria o ser.
O leitor = um poeta ao nível da imagem lida.
Na leitura revivemos nossas tentações de ser poeta. Todo leitor um pouco apaixonado pela leitura alimenta e recalca, pela leitura, um desejo de ser escritor.
A alegria de ler é o reflexo da alegria de escrever, como se o leitor fosse o fantasma do escritor.
Todo bom livro, assim que terminado, deve ser relido imediatamente. Após o esboço que é a primeira leitura, vem a obra da leitura. É preciso, então conhecer o problema do autor. A segunda leitura, a terceira etc., vão nos ensinando pouco a pouco a solução desse problema.


Ações:

Autor = Leitor, apresentação de autores que estimulem o diálogo, e construção de repertório (a desconstrução na procura da própria voz);
“O apanhador de desperdícios” (cadernos de anotações e fatos poéticos). Para o poeta Manoel de Barros “Catar coisas inúteis garante a soberania do Ser”, ou “Em poesia que é voz de poeta, que é a voz de fazer nascimentos”, e “Só uso a palavra para compor meus silêncios”. Fica a pergunta: onde encontramos as “coisas inúteis”, e a “voz de fazer nascimentos”, ou onde encontro “meus silêncios”?
A palavra oculta – ritmos da palavra – oralidade; qual palavra se esconde na música instrumental, ou em outro idioma. Apresentar uma série de canções que estimulam a percepção auditiva na busca/compreensão da importância do ritmo na construção de um texto poético;

Metodologia
1. Exposição teórica do conteúdo.
2. Atividades práticas de estimulação e sensibilização criativa.
3. Dinâmicas de desbloqueio individual (utilização de músicas, vídeos e textos literários) e em equipe.
4. Sugestões de Leituras: Claudio Willer, Contador Borges, Cruzeiro Seixas, Herberto Helder, Floriano Martins, Manoel de Barros, Mia Couto, Murilo Mendes, Octavio Paz, Raul Bopp, Roberto Piva, Vicente Franz Cecim, Vicente Huidobro.


---

1) “Ter imaginação” é gozar de uma riqueza interior, de um fluxo ininterrupto e espontâneo de imagens. Etimologicamente, “imaginação” está ligada a imago, “representação”, “imitação”, a imitor, “imitar, reproduzir”. A imaginação imita modelos exemplares – Imagens - reproduzindo-os, reatualizando-os, repetindo-os infinitamente. Ter imaginação é ver o mundo na sua totalidade.
2) A recente pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, encomendada pelo Instituto Pró-Livro ao Ibope, em 2007, revela que o país possui um contingente de 77 milhões de não-leitores.
3) Fragmentos da “A poética do espaço”, Gastón Bachelard.
---

JOSÉ GERALDO NERES. Poeta, ficcionista, roteirista, dramaturgo (com formação em oficinas e cursos de criação textual: literatura, dramaturgia, e roteiro para cinema e vídeo) e produtor cultural. Publicou os livros de poesia: Outros Silêncios, Prêmio ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo 2008, (Escrituras Editora, 2009) realizado através do programa “Bolsa para autores com obra em fase de conclusão” da Fundação Biblioteca Nacional em 2007/2008; e Pássaros de papel (Dulcinéia Catadora, edição artesanal, SP, 2007). É cofundador do Palavreiros. Integrante do Conselho Gestor & Editorial do Ponto de Cultura Laboratório de Poéticas (Programa Cultura Viva, do MinC – Ministério da Cultura do Brasil). Gestor Cultural. Curador da Sala Permanente de Vídeo/Documentários da 8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará (2008). Jurado da etapa inicial do Prêmio Portugal Telecom de Literatura (2009). Ministra oficinas literárias, com ênfase em criação literária e estímulo à leitura. Seu livro Olhos de Barro recebeu menção especial na 3ª edição do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura (ficção - 2010). Atual curador do projeto Quinta poética encontros multilinguagens promovidos mensalmente pela Escrituras Editora e Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos.

Blog: http://neres-outrossilencios.blogspot.com/

--
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Membro da REBRA_Rede Brasileira de Escritoras.
Membro da IWA.
Representante do Movimento Cultural aBrace-Brasil;Uruguai
Vice Presidente do Instituto de Imersão Latina-IMEL.
Embaixadora Universal da Paz -Cercle de Ambassadeurs Univ.de la Paix-Genebra, Suiça,
Consultora de Cultura da Associação Mineira de Imprensa-AMI.
Membro da Rede Catitu de Cultura; do virArte, da ONE, da SPVA/RN, da CAPORI,  da APPERJ,e do PEN Clube de Itapira.
Colaboradora da ONG Alô Vida. .
Membro Honorário de Mulheres Emergentes
Divulgadora e Pesquisadora do MUNAP_Museu Nacional da Poesia
Dama da Sereníssima Ordem da Lyra de Bronze
Acadêmica da AFEMIL-Academia Feminina de Letras; da ALB/Mariana;
Acadêmica Correspondente da ADL, ANELCARTES, ATRN, AIL,  ALTO, da Academia Pre-andina de Artes, Cultura Y Heráldica; Academia Menotti del Picchia

Nenhum comentário:

Postar um comentário