segunda-feira, 16 de maio de 2011

Fim de maio em Paquetá, a Honraria dos Andradas e o prélançamento de A VERDADEIRA LUZ DEL FUEGO, do Conde Thiago de Menezes-Presidente da FALASP

Amigos:Se puderem , divulguem hospedem, repassem


Fim de maio em Paquetá, a Honraria dos Andradas e o prélançamento de A VERDADEIRA LUZ DEL FUEGO, do Conde Thiago de Menezes-Presidente da FALASP


O livro instigante e verdadeiro sobre a dançarina LUZ DEL FUEGO-Flávia Vivacqua- uma corajosa mulher que lutou contra preconceitos, foi naturista, nudista e dançava com cobras, que enfrentou por seus ideias e arte, família tradicional e sociedade de costumes vigentes, escrito por Thiago de Menezes, é um livro-reprotagem ,fruto de  cuidadosa pesquisa e enriquecido com fotos do acervo do autor, será prélançado na ilha de  Paquetá,  RJ (evento das AACLIP, veja abaixo ), na data de 27 de maio deste mês.

Neste ano de 2011, Thiago de Menezes, prolífero autor, Presidente da FALASP - Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de S.Paulo  (que conta com ramificações em outros estados ) e da academia pré-Andina de Artes, Cultura Y Heráldica  , entre várias mais, lança A VERDADEIRA  LUZ  DEL FUEGO (Editora All Printe-SP) logo após o grande sucesso de vendas A SENHORA DA BENGALA MÁGICA e OUTRAS SENHORAS -onde revive a historia de Maria Augusta Nielsen e outras glamourosas socialites, entremeada com fatos histórico-sociais de um País que já teve muito glamour, onde a verdadeira etiqueta- o "savoir faire"- era condição de elegância si ne qua non em especial para as mulheres.

Baby Garroux fez a apresentação em  A VERDADEIRA LUZ DEL FUEGO e eu, Clevane Pessoa-do PEN Clube de Itapira, terra do autor- o prefácio.Confesso que o livro caraminholou minhas relembranças de menina  e eu, que luto pelos direitos femininos, muito o pareciei.De alguma forma, a personalidade forte de Dora Vivacqua lembra-me a de outra danceuse, a renomada isadora Duncan , que rompeu padrões do balé para dançar descaça e com levíssimas túnicas sobre o corpo nu, mudando padrões e desafiando costumes.Ambas foram escritoras e tiveram sobeja vida amorosa. Um prazer , apresentar esse livro, fadado ao sucesso.

Vejam a capa que não é um mero desenho mas uma das fotografias de Luz del Fuego, com sua jibóias e sua exuberância corporal.

A AACLIP terá então, no dia 27 de maio , o evento abaixo descrito, nessa lendária Ilha de Paquetá, cenário do famoso romance brasileiro A MORENINHA, de Joaquim Manoel de Macedo o primeiro do Romantismo no Século XIX, brasileiro e que povoou muitos sonhos , conquistou leitores, pelo enredo, que embora simples, propõe enigmas, instiga o leitor a saber o desfecho de um romance .Se o enredo tem base numa aposta, a protagonista trazia ao imaginário a cor da mulher brasileira, os costumes de época.A imagem da jovem , a pedra, o mar, a leve e interessante trama, ainda são claros em minha memória, da primeira leitura, na pre-adolescência.

Thiago de Mello, que tem o dom da palavra,a elegância da retórica  , não nega, com os gestos precisos e a expressão adequada ao contexto de suas palestras, que foi  discípulo de Maria Augusta Nielsen -a lendária mas veraz diretora da SOCILA.Ele proferirá a palestra  "Como eu vejo Paquetá, com seus encantos e tradições: A AACLIP e a lembrança de Luz del Fuego".

Fiel à memória da História brasileira,no caso, relativamente a Paquetá,  o presidente da FALASP, não esqueceu os ANDRADAS, relevantes figuras , o Conde Thiago os homenageará ao outorgar " HONRARIA DOS ANDRADAS " alguns acadêmicos e outras personalidades selecionadas para tal.

Temos certeza de que será um belo evento e um congraçamento sociale acadêmico inesquecível.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Belo Horizonte, 16 de maio de 2011
- Mostrar texto das mensagens anteriores -






Caríssimos amigos, afins e confrades:

A Programação da Academia de Artes, Ciências e Letras da Ilha de Paquetá (AACLIP) está estupenda nesse mês de maio.
Anotem as datas para não perderem nenhuma das programações:

 DIA 27 DE MAIO, SEXTA-FEIRA, A PARTIR DAS 20h. e 30 min - Sessão Plenária Festiva no auditório da XXI Administração Regional, situada à Praia José Bonifácio, 127, Ilha de Paquetá.
Programação: leitura de ata, momento poético, aniversariantes (patronos e membros efetivos) do mês, efemérides, avisos importantes, divulgação de outros eventos e de concursos diversos.

Contaremos com a presença ilustre do CONDE THIAGO DE MENEZES, PRESIDENTE DA FALASP (Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo) nos brindando com a palestra:"Como eu vejo Paquetá, com seus encantos e tradições: A AACLIP e a lembrança de Luz del Fuego".

Após a palestra o Conde Thiago fará o lançamento do seu livro: "A verdadeira Luz del Fuego". Um trabalho sério de pesquisa, inclusive fotográfica, sobre essa incrível figura que tem uma ligação forte com Paquetá.
 
Na oportunidade o Conde Thiago irá conceder a HONRARIA DOS ANDRADAS a alguns acadêmicos e outras pessoas ilustres.
 
Será uma oportunidade de trocarmos idéias, conhecer um pouco mais sobre a história de pessoas ligadas à nossa ilha e de compartilharmos bons momentos.
Ao final será servido um pequeno lanche de confraternização.
 
 
DIA 28 DE MAIO, SÁBADO, DAS 15 ÀS 17 HORAS - RODA POÉTICA NA AACLIP COM POETAS DA APPERJ - Hotel Farol, na Praia das Gaivotas.
Este evento está na Programação do "Paquetá de Portas Abertas".
 
Encontro de Poetas de Paquetá e da AACLIP com Poetas da APPERJ (Associação Profissional de Poetas do Estado do Rio de Janeiro): roda poética, exposição de livros, distribuição de informativos, histórico da AACLIP e da APPERJ. Boa poesia para todos os gostos.
Será uma tarde agradável.
 
 
     
 
SEJAM BEM-VINDOS À AACLIP!
 
 
VÂNNIA BARBOZA - PRESIDENTE.
KATIA PINO - VICE-PRESIDENTE.
JANE GALLEGO - DIRETORA CULTURAL.
PAULO DIAS - DIRETOR TESOUREIRO.
WILSON ALVES - SECRETÁRIO GERAL.
ÁUREA PROENÇA - 2ª SECRETÁRIA.
MARLENE MANNES - DIRETORA SOCIAL.



Visitem:

- meu blog: http://www.katiapino.blogspot.com/

- meu Orkut: Katia Pino.

- Comunidade do livro LILI, A ESTRELA DO MAR! : "Eu me amarro na LILI".

Paz e luz. Katia Pino.


--



Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Membro da REBRA_Rede Brasileira de Escritoras.
Representante do Movimento Cultural aBrace-Brasil;Uruguai
Vice Presidente do Instituto de Imersão Latina-IMEL.
Embaixadora Universal da Paz -Cercle de Ambassadeurs Univ.de la Paix-Genebra, Suiça,
Consultora de Cultura da Associação Mineira de Imprensa-AMI.
Membro da Rede Catitu de Cultura; do virArte, da ONE, da SPVA/RN, da CAPORI,  da APPERJ,e do PEN Clube de Itapira.
Colaboradora da ONG Alô Vida. .
Membro Honorário de Mulheres Emergentes
Divulgadora e Pesquisadora do MUNAP_Museu Nacional da Poesia
Dama da Sereníssima Ordem da Lyra de Bronze
Acadêmica da AFEMIL-Academia Feminina de Letras; da ALB/Mariana;
Acadêmica Correspondente da ADL, ANELCARTES, ATRN, AIL,  ALTO, da Academia Pre-andina de Artes, Cultura Y Heráldica; Academia Menotti del Picchia

Nenhum comentário:

Postar um comentário