Mary Ferreira lança livro sobre atuação das mulheres no Legislativo maranhense
Publicado em 21 de março de 2011 por manoel santos
"A Assembleia Legislativa sediou, na última quinta-feira (16), o lançamento do livro ”Os Bastidores da Tribuna: mulher, política e poder no Maranhão”, da bibliotecária e pesquisadora Mary Ferreira. O evento contou com a presença do deputado Bira do Pindaré (
PT), da deputada Eliziane Gama (PPS), da ex-deputada Helena Heluy (PT), do ex-deputado Joaquim Haickel (PMDB), representantes da UFMA e de várias entidades.
A solenidade contou com uma breve apresentação do livro pela autora e por convidados. A ex-prefeita de São Luís, socióloga Sandra Torres, falou um pouco da trajetória de Mary Ferreira nos movimentos sociais e da sua luta pela igualdade de gênero, cuja conquista ainda se faz necessária no Brasil.
A deputada Eliziane Gama parabenizou Mary Ferreira pela dedicação e empenho na condução da pesquisa que revela o quanto a participação da mulher nas esferas de poder ainda é fraca.
A ex-deputada Helena Heluy, citada em vários capítulos do livro, também destacou a atuação de Mary que sempre pautou a sua vida na luta contra a discriminação à mulher e de quanto ela foi dedicada durante o período que acompanhou diariamente as sessões, na antiga sede da Assembleia da rua do Egito, conhecendo os bastidores da política para fundamentar a sua tese.
Manifestaram-se também o deputado Bira do Pindaré e a bibliotecária Ceridalva Teixeira, representando a UFMA. Ao final, foi apresentada uma performance que retrata a histórica discriminação à mulher.
A obra – O livro lançado por Mary Ferreira é uma tese de doutorado defendida pela autora em 2006, vencedora do Prêmio Fapema em 2007. A pesquisa foi realizada no período de 2003 a 2005.
Durante quatro meses no ano de 2005, Mary acompanhou os trabalhos diários da Assembleia do Maranhão, assistiu às sessões e pode concluir o seu trabalho que desvenda a presença e a participação das mulheres nos espaços de poder e, em particular, no Legislativo.
A pesquisadora analisa a forma como a ação das deputadas é prejudicada, bem como as relações desiguais no número de cadeiras ocupadas pelas mulheres. Outro ponto identificado é que embora no atual contexto haja um aumento significativo de presença feminina no Legislativo, esta presença não tem se consubstanciado em mudanças estruturais nas relações de gênero.
Apesar do baixo número de mulheres no parlamento, em relação aos homens, a pesquisa identificou um ponto positivo: as deputadas são muito mais produtivas do que os homens na ação parlamentar.
A bibliotecária Mary Ferreira é doutora em Sociologia, mestra em Políticas Públicas, Especialista em Metodologia de Ensino Superior e Arquivologia. Tem uma larga experiência nos estudos do gênero e com vários trabalhos publicados.
Sds Jornalisticas
Joel Jacintho
Jornalista
DRT/MA 0612
Tel. 9135 2486/ 8739 2036
BLOG: joeljasintho.blogspot.com
MSN: joeljacinth@hotmail.com
><**><
Meus comentários
Ilustração: Aquarela de Neuza Ladeira , artista e poeta mineira, também capa de seu livro Quarto de Dormir-Quarto de Pensar (Editora Urbana-Rio de Janeiro) .
A ambiguidade feminina entre os polos de necessidade-o ser e o estar, as vezes a sobrepondo-se ao "estar para ser", está aí caracterizada , por isso, utilizo sua arte para ilustrar a tem´[atica acima,d e mulheres no Poder, divididas entre a essçecia do feminino e as necessidades de ação similar à do mundo masculino.Centralizada, ela se equilibra.Se escorrega para um dos polos, perde ganhos e benesses do outros.
Luta diária e que requer muita estabilicidade emocional e da vontade.
Ainda não li o livro, mas quando o fizer, resenharei .Sucessos.
Clevane Pessoa, do PEN Clube/Itapira
Belo Horizonte-MG-Brasil
Neste blog, um processo de rememória , mesclado às news de minha vida: textos em prosa e versos, , eventos, capas de livros, citações, fotos.Minhas e de autores outros. Hana é flor e Haru, primavera.Haruko é meu heterônomo para haikais. Entrem , naveguem. Sintam-se em casa. Um abraço: Clevane Pessoa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário