domingo, 27 de fevereiro de 2011

Prêmio Nacional Pierre Verger-Poema de Clevane Pessoa-Foto Hegemonia

><**>< FOTOGRAFIA Prêmio Nacional Pierre Verger: inscrições até março "Até o próximo dia 18 de março, fotógrafos de todo o país poderão se inscrever no “Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger”. O concurso, em sua quarta edição, é promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), como forma de incentivar e divulgar a produção fotográfica brasileira " ><**><






><>< Ao ver a foto HOMOGENIA (acima, de Leonardo Costa Braga_, de imediato, pensei em um casulo, uma ninfa.Ontem mesmo, eu tentava salvar uma lagarta do ataque insistente de uma grande formiga preta...Mas é uma pessoa, que o fotógrafo registra...

Inspirada, escrevi:

Por uma foto de Pessoa in/casulada

Ontem mesmo eu tentava salvar com um graveto,
uma lagarta, encapsulada em seu envoltório lindo,
do ataque insistente de uma formiga preta.
Pensava na futura borboleta
em seu direito de nascer,
sem sequer querer lembrar da cadeia alimentar.
A vitporia, da beleza.

Vejo agora, na fotografia premiada
um ser humano dormindo na calçada,
envolto em colorido cobertor
cabeça, tronco, membros e sexo,
raça, crença, cor biotipo:
tudo "in" -ali abrigado ,
a respirar o próprio ar, viciado
que lhe sai dos pulmões
e ali fica, no exíguo espaço protetor

Com minha maneira simples de buscar
harmonia
nas aparências e circunstâncias
a um primeiro olhar ,
quero descobrir o (a) ninfa dentro do cobertor,
de forma linda intitulada
"hegegemonia"
pelo fotógrafo re/criador.


(Clevane Pessoa, para Leonardo Costa Braga, Lucilene Peçanha,Marco Llobus, Wilimar Rocha, Regina Mello, Brenda Mars, Antonio Vieira, David Altamirano, Jucélio, Rafael Furst,bruno Grossi, Canindé Soares, Karina Campos e Gabriel Pessoa ,que fotografam a essência dos seres vivos e mortos.Mas também aos amadores que armam o olhar e fotografam alegrias e dores, velhos e novos, coisas e gentes, sombra e luz, , P& b e cores)

Clevane Pessoa de Araújo Lopes-
Diretora Regional do InBrasCi-Insituto Brasileiro de Culturas Internacionais.Vice Presidente do IMEL, Consultora da Rede Cultural Catitu,
Membro do virArte, e outras Instituições Culturais
)


><**><

"Podem participar fotógrafos residentes no Brasil, que participem com um conjunto de trabalhos de temáticas e técnicas livres. Além do prêmio de R$ 30 mil, o autor selecionado recebe apoio financeiro para a produção de uma exposição individual, em Salvador, e para a edição de um catálogo com o ensaio produzido para o concurso. Ao todo, o investimento é de R$ 60 mil.


"Homogenia",
de Leonardo Costa Braga,
a fotografia vencedor
da última edição,
em 2008-2009,
do concurso.

O prêmio é aberto à participação de estrangeiros, desde que comprovem a residência legal em território nacional, por tempo mínimo de dois anos. As inscrições são gratuitas, podendo ser realizadas tanto na sede da Funceb ou via correios. Todos os participantes precisam ter mais de 18 anos de idade.

Com periodicidade bianual, a última edição do prêmio (2008-2009) registrou 154 fotógrafos inscritos, de 16 estados da federação. Neste ano, Leonardo Costa Braga, fotógrafo de Brasília, venceu a seleção com o trabalho “Homogenia”.

Pierre Verger, artista que empresta o nome ao concurso de fotografia, nasceu em Paris, França, em 1902. Ao completar 30 anos de idade, aprendeu a fotografar e viajou pelo mundo, vivendo exclusivamente deste ofício. Mesmo sem almejar fama ou status, trabalhou nas melhores publicações por todo o mundo.

O fotógrafo desembarcou na Bahia durante o pós-guerra, nos anos quarenta. Logo, entregou-se à diversidade cultural e transformou o povo simples e os lugares comuns nos temas preferidos de seu trabalho com as lentes.

Clique aqui, para ver o edital completo do concurso.



SERVIÇO:
Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2010/2011
Inscrições: Até 18 de março de 2011
Presencialmente: na sede da FUNCEB, de segunda
a sexta-feira, das 14 às 18h (Rua Gregório de Mattos, 29 – Pelourinho – Salvador/BA).
Por Correios: envio à CAIXA POSTAL 2485, CEP 40.020-970, Salvador/BA.
Inscrições gratuitas
Realização: Fundação Cultural da Bahia


_____________________________
(Guatá/com informações da Funceb)


Saiba como os deficientes visuais tiram fotos
A luz que passa pelas lentes dos fotógrafos não lhes chega aos olhos, mas apesar de serem cegos, eles não deixam de fazer fotos com a luz e o foco necessários. Mostraram que mesmo não vendo com os olhos é possível enxergar com os demais sentidos. Tanto que a partir desta quinta e sexta, 27 [...]

TAGS: cegos, Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário