segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

IGETEC , na valorização do Voluntariado.

Foi emocionante acompanhar a premiação dos alunos -de 13, 18 e 41 anos, por causa das categorias às quais estavam inseridos os candidatos-que receberam certificados, medalhas e um notebook.


O tema geral foi sobre como o voluntariado mudaria a vida de cada um, ao mesmo tempo, mudando o mundo.

Havia três Embaixadoras da Paz  (pelo Cercle de les Amabssadeurs de la paix, Genebra, Suiça) :Lu Peçanha, que nos fotografou, Tânia Diniz e eu, que fomos juradas, junto a Saulo Laranjeira.

Cada um dos ganhadores conversou conosco sobre seus sentimentos e alegria pela premiação.

Parcerias bem sucedidas estavam ali representadas:IGETEC, COEP/MG e BDMG

A presidente do IGETEC, Heliane Guadalupe, lançou o grande evento de maio, I Fórum Internacional e II Fórum Nacional do Voluntariado Transformador  que será realizado dos dias 06 a 08 de maio de 2011, em Belo Horizonte.

Podemos inferir que será exitoso, qual o evento anterior, cujo ápice foi esse concurso.

Para nós, foi uma honra e uma alegria, verificar , pelos textos, que o cerne da questão do voluntariado, foi muito bem passado para os concorrentes, todos coesos e coerentes.

 

 

"Premiação do DGVJ 2010

Conheça os três vencedores do Concurso de Redação, para o Dia Global do Voluntariado Jovem
No dia 10 de dezembro, na semana internacional do voluntariado, ocorreu no auditório do BDMG a Cerimônia de entrega da Premiação da ação mineira para o Dia Global do Voluntariado Jovem, celebrado em mais de 120 países desde o ano 2000.
Com o tema “Como o voluntariado pode transformar o meu mundo?”, João Marcelo Bernardo Real, 12 anos, Victor Porto de Paula, 18 anos, e Ilda Aparecida Amorin Franco, 41 anos, foram os grandes vencedores do Concurso de Redação.

Vencedor da Categoria Júnior, João Marcelo, de Itabira, estuda na Fundação Itabirana Difusora do Ensino e está na 7ª série. Com apenas 12 anos, sua redação “Minha Janela, Meu Mundo Verde” oferece possibilidades para contribuir com o meio ambiente. “Sempre me interessei pelo meio ambiente, acho importante ajudar”, diz João.

Querendo mostrar a importância da ação social, Victor Porto, de Divinópolis, venceu a Categoria Máster com a redação “São Muitos os Convidados, Mas Quase Ninguém Tem Tempo.” Estudou no Colégio Católico Nossa Senhora do Sagrado Coração, e acredita que passou a gostar de ações sociais por meio das oportunidades oferecidas pelo Instituto.

“Sempre gostei de escrever”, afirmou a universitária Ilda Aparecida, de Uberlândia, vencedora da Categoria Sênior. Com sua redação “Interatividade x Mudança”, coloca em questão a prática social em sala de aula. Ilda acredita que escolas e universidades devem ensinar mais que a teoria, mostrando aos alunos a práxis do social.

No evento, ocorreu o lançamento do I Fórum Internacional e II Fórum Nacional do Voluntariado Transformador  que será realizado dos dias 06 a 08 de maio de 2011, em Belo Horizonte. O IGETEC e o COEP MG também irão lançar uma antologia com as cinco melhores redações de cada categoria.

A Presidente do IGETEC, Heliane Guadalupe, acredita que ações sociais, como o Concurso de Redação, podem gerar grandes benefícios para a sociedade. “Só assim poderemos salvar o Brasil, só assim poderemos mudar o mundo”, disse Heliane no encerramento da Premiação."
Premiação no auditório do BDMG 
Premiação do DGVJ no auditório do BDMG

Fonte:Igetec-autorizada reprodução.

Fotos clicada pela fotógrafa  Lu Peçanha  (*),que gentilmente nos acompanhou à solenidade, acompanhada de seu filho Luíz Otávio são a partir dessa cima, onde estão, Heliane Guadalupe, Presidente do IGETEC e Rodrigo Staling, Coordenador de Projetos Sociais.

Na página seguinte, mais fotos...






(*)Lucilene Ianino Lima Peçanha  - Lu Peçanha
Fotógrafa Profissional
Psicóloga Social
Diretora Financeira da Associação dos Repótreres Fotográficos e Cinematográficos de Minas Gerais (ARFOC - MG)
Membro Correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni - MG
Membro da Academia de Letras Menotti Del Picchia -  Itapira  - SP
Membro do P.E.N. Clube de Itapira - SP
Membro  Correspondente da Academia Preandina de Artes, Culturas y Heráldica - Instituto de Brasil - SP
Membro do Greenpeace -  Brasil
Membro de Poetas Del Mundo -  Brasil
Embaixadora Universal da Paz  pelo Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix - Genebra - Suiça



 http://www.wix.com/Lucilene/Lu-Pecanha-Phothografias
 http://lupecanhafotografias.blogspot.com/
 http://br.olhares.com/Lucilene


Nenhum comentário:

Postar um comentário