sexta-feira, 24 de junho de 2011

SARAU NA REDE - SARAU TROPEIRO DE POESIAS VITUAL. Participe -Sétimo aniversário do Sarau Tropeiro

SARAU NA REDE - SARAU TROPEIRO DE POESIAS VITUAL. Participe!!! Lançado o SARAU NA REDE - aproveite e nos apoie no TOP BLOG, http://sarautropeiro.blogspot.com/  (ricardo evangelista ricardoevangeli@gmail.com )

Recado de Ricardo Evangelista:

"A partir de hoje, 24 de junho de 2011, dia de SÃO JOÃO, acendemos nossa fogueira literária e poética e afetiva, MOJEPOTARA!!!!. Mais uma tropeirice e mineirança do SARAU TROPEIRO de Belo Horizonte/MG: lançado o SARAU NA REDE - SARAU TROPEIRO VIRTUAL. Saudamos o "santo festeiro", no dia 24 de junho, dia do seu nascimento, as festas são recheadas de muita dança, poesia, canção e comida. Convidamos a todos pra se juntar ao sarau e celebrar arte e vida. Tudo que o povo merece e gosta.
Nosso objetivo principal é incentivar a leitura literária, a cultura da leitura e a arte da palavra. Assim como os tantos saraus que ajudamos a criar - 10 anos do SARAU DA LAGOA DO NADO - Estação Permanente da Poeisa - e estamos acostumados a particpar e organizar, incentivamos a qualquer pessoa, em qualquer língua ( acompanhado da tradução para o português ), a se manifestar e nos enviar contribuição poética ( poesia, poema, letra de canção, causo, piada, de tema livre, máximo 30 linhas, dentro dos padrões éticos mínimos de respeito humano da boa convivência, sempre com TOLERÂNCIA, a ser avaliado e disponibilizado em postagem mensal. Selecionaremos as contribuições ( textuais ) mensais, máximo de 10 textos por mês e publicaremos para todos terem acesso. Dúvidas envirar e-mail para ricardoevangelista@bol.com.br.
Responsáveis: Ricardo Evangelista e Sueli Silva
Regras: Todo dia primeiro de cada mês, a partir de 01de julho de 2011 o SITE SARAU TROPEIRO disponibilizará espaço de contribuição poética e literária de máximo de 30 linhas para poesias, canções, prosa poética, causo, piada de mineiro, em qualquer forma ou gênero. Tamaho 30 linhas.   Obs.: Os textos devem ser do responsável pela autoria. Textos de outrem
 ou de domínio público, devem citar fonte e respeitar o direito de autor.

JUNHO
(Ricardo Evangelista)

Bravo o inverno chegava.
Noite de São Pedro,
Santantônio e São João!
Naquele tempo,
a gente vivia de brincar..:
quadrilha, quentão, canjica,
fogueira , foguete e balão.
( Brincar de cair no poço!)
Dei um beijo na boca de Rita
Ah! isso podia não!
era ousadia das grandes.
Hoje, a noite tem pouca estrela
e a brasa dessa fogueira
parece que alumia em vão.
Tomo uma lapada, de poesia,
pra espantar a noite fria
e pesco uma alegria
no lago gelado da solidão."

><**><

RicardoEvangelista foi jurado no Bolão Poético do IMEL, cujos poiemas foram publicados na edição 2 de Nós da Poesia-lançado em 21 de junho (leia nas páginas imediatamente anteriores deste blog)

><**><




O Sarau Tropeiro comemora seu sptimo aniversário e fará show em São José dos Campos .Sueli Silva e Ricardo Evbangelista, muito eufporicos com as conquitas desse tropeirismo moderno.


Ricardo, sociólogo e pesquisador, é neto de tropeiro e Sueli, teve avô como exemplo.

Vistem o blogspot deles, está um primor, com vídeos,fotos  e tudo mais.

No próximo dia 02 de julho, no SESC - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, o dueto musical poético SARAU TROPEIRO vai comemorar de 7 anos de trajetória artística com o show "HOMENAGEM ÀS MINAS GERAIS".

O show performático do SARAU TROPEIRO faz parte da programação especial do SESC - evento "EM CANTOS DE MINAS" - período de 16/6/2011 a 03/7/2011. O SESC , “traz à cidade mais de 30 apresentações com artistas de Minas Gerais ou tendo o estado como tema. Danças tradicionais e contemporâneas, circo, teatro, cinema, rodas de leitura e narração de histórias, artes visuais, tudo embalado por nove shows musicais, com viola ao redor da fogueira e grandes nomes” da música mineira

SOBRE O SARAU TROPEIRO

Esta dupla criativa mescla LITERATURA, CANÇÃO POPULAR e PERFORMANCE, influenciados pela poética roseana. Envolvem o público pelo lirismo das performances, fruto de pesquisa sobre o tropeirismo. Através da combinação do violão e do pandeiro, os artistas nos revelam em batuques, toadas, baiões e baladas regionais contemporâneas, a atmosfera das matas mineiras, como quem faz arte com sinceridade e ousadia. Um jeito mineiro especial de ver o Brasil. É assim o SARAU TROPEIRO: canta, toca, declama, brinca, pinta e borda o sete.
FICHA TÉCNICA DO SHOW
Tempo de duração: 1 hora
Repertório: canções e poesias do cd “Poetas quae sera tamen”,
Direção e concepção artística: Ricardo e Sueli
Violão e voz: Sueli Silva
Pandeiro, voz, efeitos percussivos e malabarismo de pandeiro: Ricardo Evangelista
Preparação de malabarismo: Mestre Lingüinha ( Adenízio Argueles )

SERVIÇO
Data: 02 de julho, sábado.
Horário: 17h
Local: Convivência do Sesc (Av. Adhemar de Barros, 999 - Jardim São Dimas - São José dos Campos - SP - cep 12245-010)
Entrada franca

Informações:

Rede Catitu Cultural
Fixo: 31 2512 0085 begin_of_the_skype_highlighting              31 2512 0085      end_of_the_skype_highlightingCelular Oi: 31 8705 0980 begin_of_the_skype_highlighting              31 8705 0980      end_of_the_skype_highlightingCelular Tim: 31 9326 1779 begin_of_the_skype_highlighting              31 9326 1779      end_of_the_skype_highlightingCelular Vivo: 31 9690 2621 begin_of_the_skype_highlighting              31 9690 2621      end_of_the_skype_highlightinge-mail: llobus@gmail.com

Fotos do Sarau Tropeiro por Marco Llobus:

Ricardo, no Cozinha de Minas-Crédito da foto :Clevane Pessoa
Evento:expo de Neuza Ladeira, Primavera Ambivalente-2009




Sueli Silva-Crédito da foto;Marco llobus, Presidente da rede catitu, onde o sarau Tropeiro está inserido também


><((><

Ricardo e Sueli-Em Montevidéo-Encontro do Movimento Cultural aBrace-2007-Biblioteca da Intendência.Foto:Clevane Pessoa

Colégio Bernoulli, BeloHorizonte, V Semana do livro e da Leitura-maio 2011


Lançamento do livro MINERAL-selo catitu-série Os Azuis-Foto:Elmo-2011
Ricardo Evangelista e sueli Silva-sarau Tropeiro, recebem homenagem a Aldrava , letras e artes, InBrasCi, (Na foto, com o casalo, os poetas Gabriel Bicalho, Andréia donadon-Governadora do inBrasCi e Clevane Pessoa, Diretora Regional do InBrasci em BH, entregam certificados e Medalha de Prata, pela difusão da mineiridade)

Local:Centro Cultural Lagoa do Nado- 2007-setembro-

Divulgação:

Clevane Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário