Belô Poético – Encontro Nacional de Poesia de Belo Horizonte
Com o lançamento de “Poetas En/Cena Volume 5” , que traz a proposta costumeira de "uma reunião de poemas de poetas brasileiros, no Belô Poético"a cidade passa a agitar as flâmulas da poesia..Essa antologia é uma edição cooperativa, onde os poemas são enfeixados e a arte do coletivo entre os poetas, uma tendência do mundo atual, se mantém coesa .Neste ano, a edição chegará com com um acréscimo de trovas e seus trovadores.
O denominado Belô Poético – Encontro Nacional de Poesia de Belo Horizonte, em 2011 perfaz sua sétima edição.
Já com data marcada- 14, 15, 16 e 17 de julho , congrega, além dos poetas nacionais , também os de outros países.A Cônsul em Minas Gerais de Poetas del Mundo, Bilá Bernardes, que há algum tempo agregou-se ao Belô Poético,na relação de ajuda que lhe é peculiar, avisou-me que um dos convidados será o Presidente Mundial, ARIAS MANZO, que virá com a esposa, a também poetisa colombiana MAGGY SEPÚLVEDA.
Os poetas inclusos na antologia “Poetas En/Cena Volume 5” estarão no recitald e abertura, para a leitura de seus poemas a ela pertencentes.Todos foram estarão automaticamente inscritos no evento.
Caso desejem maiores dados, naveguem até ao site: http://www.belopoetico.com/ e blogdobelopoetico.blogspot.com.
Novidade:
A antologia traz um capítulo destinado às “Trovas”, um dos convidados é Clério de Sousa, trovador decano do Espírito Santo. Clério José Borges ministrará a palestra "Conselhos Municipais de Cultura e as Leis de Incentivo à Cultura", assunto enfocado com frequencia pelos gestores culturais em belo Horizonte e que por isso, deve atrair interessados. O trovador fará o lançamento de um "Dicionário Regional de Gírias e Jargões", obra publicada pela chamada, no ES, " Lei Chico Prego de Incentivo à Cultura do Município da Serra.
Fui convidada a expor desenhos e poemas na abertura do evento.
Meus desenhos, a bico de pena, e poemas pertinentes, têm a concepção gráfica para banneres, do Presidente da Rede Catitu de Cultura de BeloHorizonte, capital onde se realiza o Belô Poético, Marco Llobus, também poeta , autor de DORES DO INDAIÁ NAS MEMÓRIAS DE TAPUIA, com selo catitu, da qual sou conselheira editorial.O prolífero poeta, tem novo livro no prelo-que tenho a honra e a alegria de prefaciar- no ano passado, representou o grupo Paz e Poesia , que foi homenageado.
Recebo um telefonema de Brenda Marques Pena, presidente do Instituto Imersão Latina-IMEL- informando-me que a entidade será homenageada no Belô Poético.
Brenda, Mars-seu nome artístico- que pertence à Academia Real, é baterista da banda Cáustico (ex Caution) também é a fotógrafa oficial do Poesia na Praça Sete, projeto de Virgilene e Rogério , quie movimenta o Centro da capital mineira com os ecos sutis da Poesia ...Nossos parabéns .Lembramos que , na ocasião.Em breve, na Bienal do Livro, a antologia Nós da Poesia será lançada no Rio de janeiro (Editopra All Printe/Selo IMEL)
A cidade acorda em brumas de frio, para o calor eterno da Poesia, o que sempre agrada.
Clevanbe Pessoa de araújo Lopes
Do IWA (EU) , aBrace (Brasil uruguai) , IMEL, PEN Clube, InBrasCi, AFEMIL, ALB/Mariana, Academia Pre-Andina de Cultura, Artes Y Heráldica, Movimento virArte, Pragmatha, ME, Catitu , SPVA(RN), Academia de Trova do RN desde 1968 , entre outros.
Representante da Rede Brasileira de Escritoras em Minas Gerais (REBRA) .
SERVIÇO, para maiores informações:
Rogério Salgado e Virgilene Araújo
Realizadores do “Belô Poético-Encontro Nacional de Poesia”
Maiores informações: (31) 3464.8213 – 8421.6827 – 8416.8175.
e-mail: belopoetico@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário