quarta-feira, 1 de junho de 2011

Ignácio de Loyola Brandão abre, em Itanhaém, o primeiro módulo do Viagem Literária 2011

O renomado autor Inácio de Loyola Brandão tem  o fascinante mergulho do self para o protagonismo de seus livros.
Já li todos exceto o deste ano, de contos sobre trens-que certamente vai agradar em cheio ao Poeta e Divulgador Cultural daralan Tupinambá padilha (Dimythryus), que ama tudo relacionado a trens e sua história, das reais e circuntanciais, às criadas pelo autor.Foi dele que recebi o convite.Gostaria de estar lá, para dialogar , tendo oportunidade, com o autor ou apenas ouví-lo falar.
Gosto de seu estilo, qual uma água que despenca pelas rochas e cai sobre quem coloca as mãos do espírito em concha, para bebê-la.Não é lugar comum e sim , o que mais me parece.O enredo é um cavalo que segue com seus protagonistas a galope ou em passo lento, mas que nos dá carona em sua trajetória.

Clevane Pessoa

Para seu conhecimento:


De: biblioteca municipal poeta paulo bomfim <bibliotecaitanhaem@gmail.com>
Data: 1 de Junho de 2011 10:07
Assunto: Viagem Literária - Inácio de Loyola Brandão
Para: biblioteca municipal poeta paulo bomfim <bibliotecaitanhaem@gmail.com>

CULTURA – O autor Ignácio de Loyola Brandão abre, em Itanhaém, o primeiro módulo do Viagem Literária 2011
VAGAS LIMITADAS

"Viagem Literária recebe o escritor Ignácio de Loyola Brandão no próximo dia 6
Itanhaém será a primeira cidade a receber o autor de renome internacional Ignácio de Loyola Brandão, dentro do projeto “Viagem Literária 2011 – Módulo: Bate-papo com o escritor: Literatura para todos”. Marcado para a próxima segunda-feira (6), às 15 horas, na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, o evento convida jovens e adultos a conhecerem um pouco mais sobre a trajetória do autor araraquarense.
O programa “Viagem Literária” em sua 4ª edição consolidou-se como um dos mais amplos e diversificados projetos voltados ao livro e ao incentivo da leitura no Estado de São Paulo. Atualmente, 72 cidades fazem parte do projeto que leva autores consagrados a diversos municípios paulistas. De junho a novembro, as bibliotecas das cidades participantes recebem uma atração mensal voltada à literatura.
O evento é gratuito, e qualquer pessoa acima de 15 anos poderá participar do bate-papo. Para se inscrever, basta comparecer a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, localizada na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro. O Programa Viagem Literária é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Itanhaém.
 “Loyola é conhecido como um escritor de hábitos matutinos e que confessadamente escreve para se libertar, projetando-se em seus personagens. É responsável por uma obra que engrandece a literatura brasileira, merecendo o prestígio dos leitores de nossa Cidade”, diz a bibliotecária Maraléia Menezes.
Destinado a repetir o sucesso de outros visitantes, o bate-papo com o autor abordará sobre sua obra com destaque para os títulos; ‘O Homem que Odiava a Segunda-Feira’ (1999); ‘Não Verás País Nenhum’ (1981) e ‘O Menino que Perguntava’ (2011), voltado para os mais jovens. Estes e outros títulos do escritor estão disponíveis para empréstimo na Biblioteca.
SOBRE O AUTOR – Natural de Araraquara, Ignácio de Loyola Brandão, um dos mais destacados autores da geração dos anos 70, é também jornalista de longa e respeitada carreira, tendo trabalhado em importantes revistas e jornais, e respondendo hoje por uma coluna quinzenal de crônicas no jornal O Estado de S. Paulo.
Ocupando a cadeira 37 da Academia Paulista de Letras desde 2007, escreveu mais de 35 livros, entre romances, contos, crônicas, viagens, biografias, infanto juvenis e dramaturgia. Tem várias obras traduzidas no exterior e conta com prêmios Jabuti, respectivamente na categoria Melhor Livro de Contos, com ‘O Homem que Odiava a Segunda-Feira (1999)’ e na categoria Melhor Livro de Ficção com ‘O Menino que Vendia Palavras’ (2007) este continuado em 2011 com ‘O Menino que Perguntava’.
Vale ressaltar que algumas de suas obras foram adaptadas para o cinema, a dança e o teatro. Dentre os principais títulos do autor estão os romances; ‘Zero’ (1975), ‘Não Verás País Nenhum’ (1981) e ‘A Altura e a Largura do Nada’ (2006). Seu mais recente lançamento foi a biografia Ruth Cardoso, ‘Fragmentos de uma Vida (2010)’. Em 2011 publica ‘A Morena da Estação’, espécie de livro de memórias com casos, mitos e lembranças sobre ferrovias."

----------------------------------------------

Se você pode doar algo referente a trens, enviar documentos e fotos, etc, entre em contato com o poetamigo :

  |Darlan Alberto Tupinambá Araújo Padilha eucaliptos.jequitibas@gmail.com

Ele coleciona também documentos antigos, de faturas a fotografias e livros .

Clevane Pessoa

hana.haruko1@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário