quarta-feira, 8 de junho de 2011

II Arraial do Boi Rosado.

II Arraial do Boi Rosado -veja mais no blog da entidade:http://caminhosdorosa.blogspot.com

 

UM BOI INUSITADO

 

 

Clevane Pessoa

 

O lindo e inusitado BOI ROSADO, cada vez mais significativo na vida cultuiral de Belo Horioznte.
O Boi Rosado é uma instituição cultural e popular que homenageia o escritor mineiro João Guimarães Rosa, sob a coordenação incansável do dedicado professor Severino Iabá, assessorado pela fotógrafa Eliane Velozo.Ambos pernambucanos, trouxeram a Minas, onde estão radicados,  o folguedo do Boi, tão comum no Norte e no Nordeste brasieliros em várias modalidades e faces mineiras em algumas cidades.
oetas que estarão presentes no  II Arraial do Boi Rosado:


A inenção motivadora foi quando aconteceu o centenário de Guimarães rosa, quando o boi , na cidade natal do grande escritor de OS SERTÕES, saiu a distribuir "mil rosas para o ROSA".Ainda agora, essa é uma das ações que embelezam o folguedo.Apenas quando atua com os Poetas pela Paz e pela  Poesia, são distribuídas rosas brancas.Essas, produto coletivo de mães de escolas onde atua o poeta e fotógrafo Iabá. Conheci-o no Sementes de Poesia do MUNAP, em 2008 ,onde ele convidou os presentes á participação, entregando à Diretora do MUNAP uma boa quantidade de rosas a serem distribuídas aos poetas.
No PAZ e POESIA de 2009, foram "plantadas simbolicamente, rosas entre a Rua Goiás e a da Bahia e o Boi acompanhou os poetas até à AMI(Associação Mineira de Imprensa ), depois das ações entre os artesãos da Av.Afonso Pena.Vários bateristas e percussionistas da cidade, acompanharam o boi e os passantes incorporavam-se a ele.

O boi rosado é muito bonito, veja mais fotos no blog "Caminhos do Rosa'.

O espírito do coletivo, tão valorizado, hoje em dia, apresenta-se soberbamente no  mutirão desse desfile, do Arraial do Boi  Rosado, que o IMEL incorporou a suas atividades e divulgação..
As datas das festas juninas, tradicionais em nosso país, numa grande diversidade de manifestações regionais, por exemplo, os celebrados santos juninos: Santo Antônio, São João e São Pedro (12, 24 e 29/06).Além disso, manteve-se a celebração do aniversários de nascimento de Guimarães Rosa e do Boi Rosado (27/06), o Dia Nacional do Bumba-meu-boi (30/06) e Mundial do Meio Ambiente (06/06).Em 2011, outra comemoração agrega-se : o meio centenário do mentor,fotógrafo Artista plástico Severino Iabá (1961 – 2011), serão ainda homenageados os amigos do Boi que apóiam suas ações eco-cultural desde sua criação em 2008.

Congratulamo-nos com a nova idade do dedicado Iabá, também conhecido pela fotos de sua mostra fotográfica sobre a fome, em singular apresentação em pratos de alumínio, desses usados pelos boia-frias , resultado de viagens e pesquisas.tejo,  danças juninas e folclóricas, intervenções  musical e poética; "exposição poética e fotográfica; contação de história,oficinas de flores e brinquedos populares, doação de livros literários e mudas de árvores nativas. Além disso, saborosas rapaduras e pipocas que serão servidas ao público gratuitamente", segundo informa Brenda Mars, pPresidente do IMEL...
PROGRAMA:

* CORTEJO ( Participações)

Quadrilha Arraiá Pé de Serra – Grupo Sarandeiros – Tirana Cia de Teatro – Grupo Música e Cidadania – Educação pelo Tambor – E. M. Prefeito Sebastião Camargo.(

Concentração a partir das 9 horas ao lado do portão principal da Av. Afonso Pena)


* APRESENTAÇÕES ( participações )

• Quadrilha Arraiá Pé de Serra – Campeã do Arraial de Belô 2010
• Grupo Sarandeiro do Colégio Salesiano
. O Caboclo Zé Vigia - Tirana Cia de Teatro
• “ Brincando com o “Rei-boi-liço Rosado”- E.M. Prefeito Sebastião Camargo
• Contação de historia: Uracy Micael – Grupo Miguilim
• Intervenção musical:Educação pelo tambor – Projeto Musica e Cidadania de Contagem - Jorge Dissonância - Tininho Silva- Franscesco Nápole.
• Intervenção poética: poetas convidados
• Quadrilha do Improviso ( participação de educadores, poetas, artistas ...)


MUTIRÃO PARA DECORAÇÃO

Os educadores, poetas e artistas interessados em participar da decoração do arraial e do ensaio da Quadrilha do Improviso comparecer a Praça do Sol do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, Centro, BH, dia 11 de junho de 2011, às 14 horas.

Saiba mais:


O Arraial acontecerá na Praça do Sol do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, Centro, BH,neste  dia 12 de junho (domingo) das 10:00 às 15:00 horas.

As atividades constarão do tradicional cor

"Alunos de escolas produziram mil metros de bandeirinhas para o II Arraial do Boi Rosado

II ARRAIAL DO BOI ROSADO

REALIZAÇÃO:

Sociedade dos Amigos do Boi Rosado

CO-REALIZAÇÃO:

Movimento Paz e Poesia e Instituto Imersão latina

APOIO CULTURAL

Instituto Imersão Latina
Fundação de Parques Municipais de Belo Horizonte
Colégio Salesiano
Restaurante Dona Preta
Restaurante Xico do Kafua
Clube Recreativo Arvoredo
Minas Novas empreendimentos Ltda
Sindute/Mg/Betim/Contagem
Associação dos Moradores do Conjunto Califórnia
Central de Carimbos e Gráfica Ltda
Toninho Sonorização Ltda
Revista Stilo

A Sociedade dos Amigo do Boi Rosado é um movimento pela vivificação da cultura e do Meio Ambiente baseado nos princípios da solidariedade e sustentabilidade.

INFORMAÇÕES: 91711314"

P


Rogério Salgado
Virgilene Araújo;
Convidados ;


E os Poetas pela Paz e pela Poesia  que todos os anos, emprestam apoio e solidariedade ao BOI ROSADO:

Claudio Márcio Barbosa, grande apoiador cultural do Boi Rosado, Embaixador Universal da Paz) .


Marco Llobus  (Rede Catitu de Cultura) ;
Teresinha Romão  (Poeta pela Paz e pela Poesia) ;
Márcia Simões (Poeta pela Paz e pela Poesia) ;
;
Brenda Mar(que)s(IMEL, Real Academia) ) ;
Tânia Diniz  (Jornal Mural Mulheres Emergentes) ;
Clevane Pessoa  (Pen Clube, IWA, IMEl, ABrace e REBRA);
Marco Lisboa (Pen Clube , Academia pre-Andina de Cultura, Artes Y Heráldica)
Neuza Ladeira (Poeta pela paz e pela Poesia)
Ricardo Evangelista(Sarau Tropeiro)

><**><



Recebo a lista de poetas,  enviada por ClaudioMárcio Barbosa a Brenda Marques Pena e a publico.Se mais poetas quiserem se agregar, entrem em contato (brendajornalista@gmail.com; Claudio Márcio: ideclamar@yahoo.com.br)

Clevane Pessoa


Nenhum comentário:

Postar um comentário