O amor pela poesia de Yeda Prates Bernis, acabou por aproximar duas pessoas que sequer se conhecem pessoalmente:Valdivino Pereira Ferreira e eu, Clevane Pessoa. Pela Internet, recebo dele um pedido, creio que há um ano ou mais, para usar como citação, um texto de algum de meus blogs, sobre Yeda.Aquiesci.
Há pouco tempo, ele retornou, com a solicitação de uso no livro, o que muito me honrou.E encheu-me de contentamento.
Por estes dias, recebi o convite abaixo e ontem , nos falamos, pela primeira vez por telefone, ele manifestando o desejo de que eu esteja com ele em entrevista no "Dedo de Prosa", em breve.
Interessante saber que, de Turmalina, um homem apaixonado pelo estilo de Yeda Prates Bernis, possa promover esse intercâmbio.Há uns tempos passados, em 2005, tive o prazer de encontrá-la na antologia SONATA POÉTICA, onde estou, organizada por Wilmar Silva (Editora anomelivros ) , a letra "Y" ocupada por ela e outra poeta dos meus tempos de Juiz de Fora:Ymah Théres (nascida em Lima Duarte ).
Nesta , o doce lirismo dessa belorizontina filha de poeta, se faz presente já no primeiro poememto:
ALQUIMIA
Enterrei meu canarinho
junto à roseira.
Agora a primeirarosa
vai amanhecer cantando.
Note-se que os versos serão compreendidos pela criança sensível, pelo cientista qyue quer desenvolver argumentos para a transmigração dos átomos, entre seres, pelos demais poetas, pelos mestres alunos de Letras em busca de metáforas.Por todos que amam a beleza.
Hoje, publicarei ainda este extraordinário poema, fortes signais metafóricos de um sentimento pleno :
ROSA DOS VENTOS
sejam meus pés a minha senda exata
seja tua voz o meu falar isento
sejam teus olhos minha autora intata
seja teu respirar o meu alento
sejam teus músculos minha carne em sangue
sejam tuas mãos meu infinito porto
seja tua dor o meu viver exangue
sejam tuas rugas meu andar absorto
seja teu desalento meu cansaço
seja tua paisagem meu azul
sejam teus sonhos todo o meu espaço
seja o teu norte-sul meu norte-sul.
Depois da pesquisa de Valdivino, ele próprio poeta (vejam a biografia resumida abaixo) , a vitória : o livro vem a lume com a primavera, então, das flores que cantarão e do perfume dos versos, a beleza ecoará e aparecerá melhor pela capital mineira.
Compareça, para estarmos juntos e recepcionarmos o autor e sua homenageada.
Clevane Pessoa
De PEN Clube de Itapira.
O autor do estudo, Valdivino Pereira Ferreira, é bem conhecido no meio, como defensor incondicional da autentica cultura mineira, do folclore regional e a preservação do patrimônio histórico e artístico do vale do Jequitinhonha. Criou e coordena o “Projeto Resgate Memorial do Vale do Jequitinhonha, Norte e Nordeste de Minas”, elogiado por vários intelectuais de Minas, tais como Murilo Badaró, Oiliam José, José Afrânio Moreira Duarte, Ângelo Osvaldo de Araujo Santos, Aluizio Pimenta e outros.
Além de folclorista e pesquisador de história e genealogia, o autor pertence a várias entidades nacionais, tais como o Colégio Brasileiro de Genealogia (RJ), ao Instituto Genealógico da Bahia (IGB), Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, Instituto D. Isabel a Redentora do Rio de Janeiro (IDIISABEL), Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG), Associação Brasileira de Pesquisadores de Historia e Genealogia (ASBRAP), Clube Brasileiro de Genealogia (CBG). Já escreveu livros de poemas (Ofertórios, 1992, edição do autor; "flores de aço", 2008, idem), ensaios biográficos ("Francisco Badaró Jr.: Uma biografia", 2001, prêmio da AML e da Secretaria de Estado da Educação; "Afonso Arinos: Um intelectual na política", 2006, editora Litteris) e genealogia ("Genealogia norte mine ira", 2003, grafica urgente, diamantina).
Informações pelo telefone (0xx38) 3527-1015/"
e-mail: valdivinof@bol.com.br
sou-lhe grato pelo apoio na divulgação.
ResponderExcluirCara Clevane, muito obrigado.
ResponderExcluirValdivino