quinta-feira, 14 de julho de 2011

Vida Longa ao IMEL-Homenageado hoje no Belô Poético-14 de julho de 2011














O Instituto Imersão latina-IMEL- que acompanho desde que era ainda um sonho, uma meta  da ativista Brenda Marques Pena, uma pessoa multifacetada, pois desdobra-se entre o ser jornalista, baterista da Banda Cáustico (ex-Caution) , fotógrafa, performer e poeta, entre outras interfaces mais-será hoje a instituição homenageada pelo Belô Poético (leia-se Rogério salgado e Virgilene Araújo), um evento já em sétima edição na capital mineira.
Brenda, que preside o IMEl, estará após as dezoito horas,em uma gravação de sua banda e pediu-me que a representasse, pois sou ainda a Vice-Prwsidnte,embora tenha indicado o tesoureiro Nelson Pombo para tal, pois tenha mais dificuldades de estar em tantas frentes e tenho trabalhado mais em casa,na divulgação.Haverá uma nova eleição e obviamente, continuarei na entidade, pela paixão pela latinidade, poesia, arte e tudo mais.

Através da Internet, conheci o trabalho de Brenda, divulguei umas ações dela em Brasília-onde trabalhava- e fui ao café Khalúa para conhecer suas belas fotos em preto e branco, na  expo Criança Não é Brinquedo.Depois que ela retornou à capital mineira, estreitamos os laços, fizemos alguns trabalhos juntas-por exemplo, representar Regina Mello no sarau de Poesia da Lagoa do Nado, ou levar a Árvore da Paz a crinças convidadas pelo  Centro Cultural S.Bernardo, um de meus projetos.Ela representou-me na Bienal do livro de 2009 no Rj, lançamos o Nós da Poesia, o IMEL uniu-se ao Tropofonia, ao Boi Riisado, ao Poesia na Praça Sete-onde ela fotografa- tudo entre escrever um poema, tocar num show, fazer uma performance, lançar um livro, escrever dissertação de Mestrado, desdobrar seu longo poema O Mito da Mulher Poliglota.
Pela América Latina, tem feito muita divulgação e engajamo-nos em numerosas frentes de trabalho.Representamos ambas o aBrace, Movimento Cultural Brasil/Uruguai, em cuja linda revista escrevemos...
Neste ano, Jaak Bosmans e eu a indicamos para a Academia Pré Andina de Artes, Cultura Y Heráldica, presidida pelo Conde Thiago de Menezes.Qualquer dia, poderá tomar posse.Já pertence à Real Academia.
Vianja muito, o que facilita o entrelace de "amistads".Além de Chicago, Paris, Havana, ela já foi ao Chile, à Argentina, à África, para sentir de perto as raízes latinoamericanas.
Então, apesar da homenagem ser para a instituição, posso dizer que o sinônimo do IMEL e todas as suas atividades pela Paz e pela Cultura, pelas etnias e pela ecologia humanitária,  é Brenda Marques Pena, Brenda Mars.
E hoje mandei um recado, para ela assim que concluir o ensaio da Banda Cáustico, possa etar no palco do SESC LACES JK para falar de seu trabalho.Essa energia é importante, claro que posso representá-la, mas não seria a mesma coisa: a dinâmica presidente merece os aplausos que cetamente virão.

Vida longa ao IMEL.

Clevane Pessoa 

><**><






"Olá Cle, tudo bem?

Veja um pouco do histórico do Imersão Latina. Acho importante focar na relação nossa com a poesia, como ativistas culturais, na defesa das memórias e da cultura da América Latina. Vou chegando, espero que em tempo, mas sei que você fará um belo papel representando o IMEL.


Muito obrigada,

Beijos,

Brenda"

 Pequeno Historico do IMEL:

"O Instituto Imersão Latina(IMEL) é formado por ativistas que se preocupam em pesquisar e difundir toda a diversidade cultural, ambiental e de idéias, por meio da realização de eventos de artes-integradas e da cultura digital livre. Ele foi criado em 2005 como um projeto de comunicação alternativa, a partir de um diagnóstico decorrente de pesquisas apresentadas no encontro da ALAIC – Associación Latinoamericana de Investigadores de Comunicación, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP. A conclusão do congresso que tratava do tema da democratização da comunicação na América Latina foi unânime: esta era uma tarefa pendente.

Diante dessa urgência estudantes de comunicação, letras, outras artes e participantes de movimentos sociais começaram a colaborar para a construção da revista eletrônica Imersão Latina.com, idealizada pela atual presidente do IMEL, Brenda Marques Pena. E deste então os integrantes e colaboradores do Instituto Imersão Latina vêm participando também do processo de construção de uma nova história na América Latina, com a proposta de valorização da diversidade cultural e do registro de memórias em vários países.

Em 2006, foi apresentado no Fórum Social Mundial Policêntrico, realizado em Caracas, Venezuela, o projeto de comunicação compartilhada para a difusão da diversidade cultural e da escrita de uma nova história, a partir da oralidade dos povos latino-americanos.  E a partir daí foram se ampliando as redes de comunicação dos movimentos sociais em parceria com a Ciranda, em processos de compartilhamento de informações, matérias jornalísticas, vídeos e fotos. A rede foi se ampliando e em 2007 deu-se início ao processo de formalização de uma entidade, sem fins lucrativos, de forma a ampliar as atividades e novas possibilidades de parceria por meio das leis de incentivo à cultura e de outros apoiadores para atividades que visam a defesa de direitos humanos universais, a difusão das artes integradas e a democratização da comunicação na América Latina.

Em 30 de outubro de 2008 foi oficializada como data de fundação do Instituto Imersão Latina, com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais e eleita a diretoria: com a jornalista Brenda Marques Pena como presidente, a psicóloga Clevane Pessoa de Araújo Lopes, vice-presidente, o radialista Vicente Ferrer Lima Júnior, Secretário-geral e o arte-educador Nelson Rodrigues Pombo Júnior, tesoureiro e do Conselho Fiscal formado por estudantes e profissionais de ciências humanas e sociais, artistas, pesquisadores e comunicólogos: Avelin Rosana, Deise Carla Silva, Jeferson Luiz de Miranda, Rosa Helena Pimentel, Aline Cântia, Luiza Campos, Eliane Velozo, Úrsula Bahia, Jordânia Maciel e Karla Monique de Almeida. O registro civil de pessoa jurídica saiu em 09 de junho de 2009 e o cadastro na receita federal, em 2010. Nestes cinco anos de atividades, o Imersão Latina realizou as seguintes atividades, com a colaboração de pessoas de vários países e de entidades parceiras:

- A mostra de fotografia Criança não é Brinquedo, que foi exposta em 2006, em Belo Horizonte, em 2007, em Brasília, em 2008 em Porto Alegre e que está em exposição permanente na internet nos sites da Avesso e do Imersão Latina – http://www.imersaolatina.com/

- Paz e Poesia - Distribuição de livros na Feira de Artesãos e Artistas, na avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte com recital e performances poéticas, que reúne um grupo de poetas pela paz e pela poesia. Atividade iniciada em 2008, que integra o calendário do movimento mundial Palavras en El Mundo, organizado no Uruguai e que anualmente reúne atividades poéticas, de incentivo à leitura e à cultura das artes pela paz.

- A edição colaborativa e publicação em parceria com a Editora All Print dos livros: Nós da Poesia; Objetivo Indefinido e Frágeis, mas nem tanto, de escritores independentes. Os livros foram lançados em 2009 na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, no dia 11 de setembro com um ato poético pela paz, em um memorial às vítimas do golpe militar de 1973 no Chile e aos atentados de 2001 nos Estados Unidos. O volume reúne mais de 30 autores e duas homenagens: à poetisa e contista goiana Cora Coralina, no aniversário dos seus 120 anos e ao poeta e radialista mineiro Vicente Lima. Foi realizado também um sarau com os autores no Restaurante Cozinha de Minas, em Belo Horizonte no dia18 de outubro de 2009 e em São Paulo, em novembro. E em 2010 será realizado um recital com os autores na Bienal do Livro de Minas.

- Realização de atividades de incentivo à leitura e produção literária e representação do Movimento aBrace – Brasil/Uruguai pela Presidente Brenda Marques e a vice-presidente Clevane Pessoa, no Encontro da aBrace no Uruguai, na Bienal de Poesia de Brasília, na Biblioteca Nacional

- O recital na Bienal do Livro de Minas integra a programação Clevane Pessoa, vice-presidente do IMEL (foto ao lado) é uma das coordenadoras do movimento Paz e Poesia em Belo Horizonte, ao lado do poeta Cláudio Bento, do Alô Vida, autor do título do livro: Nós da Poesia e de vários outros poetas como Bilá Bernandes e Marco Llobus, que participam da antologia editada pelo Imersão Latina.

- O lançamento do Projeto KFÉ em grãos poéticos, em 2009, durante o evento 24h all Café, no Café Kahlua, de Belo Horizonte com a apresentação de vários grupos musicais, exposição de artes plásticas e performances poéticas. O projeto visa difundir a cultura do café com responsabilidade social do cultivo ao consumo.

- O Instituto mantém espaços permanentes de comunicação multimídia: o blog http://www.imersaoaltina.com/, atualizado diariamente pela jornalista e presidente do IMEL Brenda Marques Pena, com informações enviadas por colaboradores. O site foi premiado com o Prêmio TOP Blog 2009, na categoria variedades. E em 2009 foi criada a rede NING http://imersaolatina.ning.com/, por Nelson Pombo Júnior, midiativista e tesoureiro do IMEL. Os participantes da rede postam as informações de forma colaborativa e o espaço funciona também como um fórum para discussões sobre arte e comunicação na América Latina.

- Fórum Social Mundial. Desde a criação, em 2001, pelo menos um dos integrantes do Imersão Latina participam ativamente propondo atividades como palestras, oficinas e exposições de fotos e vídeos e na cobertura de comunicação compartilhada com a Ciranda.net. Em 2009, em Belém foram realizadas palestras, debates e exposição de vídeo de memórias da Cabanagem e sobre o infanticídio indígena nas florestas brasileiras, com o filme: Hakani. Em 2010 o Imersão Latina passa a integrar a comissão organizadora de atividades do Comitê Mineiro do Fórum Social Mundial, que realiza palestras e debates mensais no Centro de Cultura da UFMG.

- Centro Cultural Eco das Pedras, criação de um ponto de cultura no Morro das Pedras, na Vila Leonina em parceria com organizações não-governamentais locais que realizam trabalhos de arte-educação com crianças e adolescentes de 3 a 15 anos: Projeto Reconstruir, Creche Cantinho de Anjo e Associação Corredores do Reino. O trabalho do Imersão Latina é de diagnóstico das necessidades da comunidade por meio de pesquisa, realização de oficinas de literatura, dança e inclusão digital.

- CineClube Latino e Imersões Culturais no Espaço Cultural Casa do Fernando. Em maio de 2010 reabrimos o espaço, que existe há 7 anos, com a participação do Coral de Lavadeiras de Almenara, que contaram histórias e cantaram, no espaço de debate: Filmei com os olhos. Em parceria com a rede FELCO – Festival latinoamericano da Classe Obreira foi realizada a mostra: Mulheres e Revoluções e a exposição de fotos dos 100 anos do dia internacional das mulheres.

- Grupo Corpo-Língua de pesquisas e performance cênica. Formado por um grupo de bailarinos, poetas, musicistas, videoartistas e psicólogos, o processo de pesquisa relativas ao corpo feminino, a partir do texto O Ritual da Mulher Poliglota, de Brenda Mars e de outros textos de forma a recriar na cena por meio de performances interpretações do universo feminino em relação ao espaço urbano. Em 2010 o grupo se apresentou no metrô de Belo Horizonte, durante a mostra Disseminação.

- Tropofonia: um laboratório de sons e sentidos. Programa de experimentação sonora que é produzido por núcleos artísticos e coletivos nas cidades de Rosário (Argentina), La Paloma (Uruguai), Belo Horizonte (Brasil) e Cochabamba (Bolívia).  O Imersão Latina é responsável pela articulação e divulgação da programação e atividades culturais destes países. Em 2010 o núcleo Belo Horizonte ganhou o prêmio Roquette Pinto de Rádio, uma promoção da Arpub, com o apoio da Petrobras e do Ministério da Cultura, via Lei Rouanet. Em dezembro foi realizado o encontro Tropofonia em Cochabamba que reuniu artistas de vários países da América Latina."

(Apud Brenda Marques Pena)

Um comentário:

  1. Cle, muito me emocionou este seu trabalho de registro das memórias do IMEL e nossas como ativistas pela cultura, paz e amor sempre! Que andemos nessa jornada de mãos dadas e espero estarmos juntas no Uruguay nos Jogos Florais. Até breve no Belô. Um abraço, agora vou para o Centro Cultural Nem Secos onde farei a gravação da música Submundo dos Sonhos com minha banda Cáustica. Um abraço.

    ResponderExcluir