quinta-feira, 21 de julho de 2011

PAGU, homenageada pelo MINC-Rede Catitu de Cultura pede votos-Até 22 de julho

Fonte da foto  (centenário de PAGU, 2010) : A TRIBUNA(visite) -->http://www.pagu.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/06/PAGU4-copy2.jpg
><***><
Muito bom o MINC haver escolhido PAGU-um símbolo da resistência e das lutas femininas no Brasil, para ser a homenageada do Mérito Cultural 2011.

Sou cadastrada no site oficial VIVA PAGU- na Ag:encia Patrícia Galvão, faça o mesmo!

Clevane Pessoa


Até 22 de julho.(*)



Aqui em Minas Gerais, na Capital Mineira, estamos indicando a grande REDE CATITU CULTURAL, cujas ações vão das populares às mais requintadas formas de ações pela cultura.

Há anos, sem pedir nada em troca, desde apresentações à divulgação de per si.Sou Conselheira editorial e revisora da mesma, com honra e conehço bem a quantidade de projetos que a Catitu apoia.

Visite o blog da mesma e vote:o cadastro é breve e no instante, você preenche e vota.

http://redecatitucultural.blogspot.com/2011/07/ordem-do-merito-cult..."

><**><

DEPOIMENTO de Ricardo Evangelista (Sarau Tropeiro ):

"Ordem do Mérito Cultural - Tema de 2011 – Homenagem a Pagu, indique a Catitu
Um sonho que virou realidade
Há 11 anos aconteceu o encontro dos poetas Marco Llobus (Marco Antônio de Melo Rodrigues) e o poeta Ricardo Evangelista. Foi ali, no bar do Batista, que surgiu o sonho de levarem juntos a poesia pra todo canto da cidade e do mundo. Iniciando assim, um processo de ativismo cultural e artístico na região norte de Belo Horizonte (Vetor Norte - Pampulha, Venda Nova e região Norte).
Esse encontro ocorreu na criação do Sarau de Poesias do Centro de Cultura Lagoa do Nado - Estação Permanente da Poesia - Criado por Waldelice de Souza (então servidora do centro de cultura Lagoa do Nado), participaram dessa construção os poetas Babilak Bah, Rogério Salgado, Evandro Nunes, Priscila Borges, Agnes Bibiane, Seu Ribeiro, Thiago Araujo, Jair Barbosa, Thibau, Hamilton Tom, Patrícia, Maroca, Sônia Stheling, Vinicius Carvalho, Gibran Müller e outros.
Desde do ano de 2000, este grupo foi responsável pela criação e influienciou a geração de inúmeros saraus pela cidade de Belo Horizonte. Em 12 de abril de 2007 os poetas fundaram e organizaram juridicamente a Associação Rede Catitu Cultural, em conjunto com o ator e diretor Fernando Fabrini, historiador Daniel Silva Porto, Músico Célio Augusto Souza Pereira, Veterinário - homeopata e agente cultural Kolia Patrice, Agente Social Valéria Evangelista.
Para saber mais sobre essa história acesse e indique a Catitu como personalidade do ano - categoria: Artes
integradas: http://redecatitucultural.blogspot.com/2011/07/ordem-do-merito-cult..."

História contada por Ricardo Evangelista

--
Sarau Tropeiro
http://sarautropeiro.blogspot.com/
faacebok.com/ricardoevangelista2
twitter: @sarautropeiro
F:(31)96920283
End.: R. Princesa Iabel, 534 c1 , Copacabana, BH

><**><

Solicitação do presidente:



Caros amigos, divulguem

Indicamos a Rede Catitu Cultural para Ordem do Mérito Cultural - Tema de 2011 - Homenagem a Pagu. Solicitamos aos nossos amigos da cultura, o apoio nesta empreitada de indicação. Portanto solicitamos que acessem nosso blog e preencham o pequeno formulário, com os seus dados para essa indicação. Ao finalizar, por favor, clique em ENVIAR e/ou SUBMIT. Agradeço a todos, o apoio que nos é dado.

Link/Blog: CATITU - Ordem do Mérito Cultural - Tema de 2011 – Homenagem a Pagu indique a Catitu:

Link: http://redecatitucultural.blogspot.com/2011/07/ordem-do-merito-cultural-tema-de-2011.html

-- www.marcollobus.blogspot.com
www.redecatitucultural.blogspot.com
Skipe: redecatitu1
googletalk:
llobus@gmail.com
Gvt/Fixo: 31 2512 0085
Celular Oi: 31 8705 0980
Celular Tim: 31 9326 1779
Celular Vivo: 31 9690 2621



><¨¨>><

(*) 
« Voltar Imprimir

Ordem do Mérito Cultural 2011

MinC abriu dia 21 inscrições dos indicados ao prêmio que homenageia, em 2011, a escritora Pagu
O Ministério da Cultura abriu hoje (21) o prazo para a inscrição das propostas de indicação à Ordem do Mérito Cultural para o ano de 2011. O tema central da celebração desta edição será Pagu- Sonho-Luta-Paixão em homenagem a Patrícia Rehder Galvão, conhecida pelo pseudônimo de Pagu, escritora e jornalista brasileira que teve grande destaque no movimento modernista iniciado em 1922.
Criada em 1995, pelo Ministério da Cultura, a Ordem do Mérito Cultural é o reconhecimento do Governo Federal a personalidades, grupos artísticos, iniciativas e instituições que se destacaram por suas contribuições à Cultura brasileira.
As condecorações são entregues, anualmente, por ocasião do Dia Nacional da Cultura (5 de novembro). Neste ano, a cerimônia de condecoração será realizada no dia 9 de novembro, no Theatro Santa Izabel na cidade de Recife (PE). Desde sua criação até hoje, já foram entregues mais de 430 condecorações a personalidades nacionais e estrangeiras.
As indicações podem ser enviadas para o site do Ministério da Cultura até o dia 22 de julho, mediante o preenchimento do formulário específico disponível no endereço eletrônico do MinC , ou pelos Correios, após download do documento ser preenchido e encaminhado para o seguinte endereço:
Ordem do Mérito Cultural 2011
Ministério da Cultura
Assessoria de Comunicação Social
Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 4º andar
CEP 70068-900 Brasília – Distrito Federal

Dúvidas e informações:
E-mail:
omc2011@cultura.gov.br
Tels.: (61) 2024- 2406, com Eliane Rodrigues, ou 2024-2411, com Cleusmar Fernandes.
Indicações
As indicações podem ser feitas por quaisquer pessoas, e os indicados – personalidades, grupos, iniciativas e instituições que tenham contribuído para a Cultura brasileira – serão avaliados pela Comissão Técnica, constituída por gestores das Secretarias do Ministério da Cultura, que emitirá parecer conclusivo antes de encaminhá-lo à consideração do Conselho da Ordem do Mérito Cultural.
Integram o Conselho da OMC, a Ministra de Estado da Cultura, que o preside na qualidade de Chanceler, e os Ministros de Estado das Relações Exteriores, da Educação e da Ciência e Tecnologia.
A Homenageada
Musa da 3ª geração do Modernismo Brasileiro, Patrícia Galvão (1910-1962) foi romancista, poetisa, militante política e incentivadora da cultura. Formada na Escola Normal da Capital, em São Paulo, Pagu participou do movimento antropofágico sob influência de Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade com quem se casou em 1930. Em 1931 ingressou no Partido Comunista e passou a editar, junto com Oswald de Andrade, o jornal O Homem do Povo, onde assinava a coluna “A Mulher do Povo”.
Como militante do Partido Comunista, a escritora foi presa três vezes. Em 1931, no Brasil, ao participar de um comício do partido realizado em Santos com os estivadores. Em 1935, em Paris, onde foi presa como comunista estrangeira e repatriada ao Brasil por portar uma identidade com o nome de Leonnie. E depois de retornar ao Brasil, quando passou a trabalhar para o jornal A Plateia e se separou de Oswald de Andrade, foi presa e torturada,  ficando na cadeia por cinco anos.
Ao sair da prisão, em 1940, rompeu com o Partido Comunista e casou-se com o jornalista Garaldo Ferraz. Em 1942 passou a atuar ativamente na imprensa, sobretudo como crítica de Artes. Em 1950, concorreu à Assembleia Legislativa de São Paulo pelo Partido Socialista Brasileiro; lançou o manifesto Verdade e Liberdade e passou a exercer importante papel no panorama cultural da cidade de Santos. Pagu frequentou o curso da Escola de Arte Dramática de São Paulo e passou a se dedicar cada vez mais ao teatro. De 1955 a 1962, trabalhou no jornal A Tribuna de Santos como crítica literária e de teatro e televisão.
Em setembro de 1962, Pagu viajou a Paris para ser operada de câncer. A cirurgia fracassa, ela volta ao Brasil e morre no dia 12 de dezembro. Entre os livros publicados pela escritora estão: Parque Industrial (1933), A Famosa Revista (1945), Verdade e Liberdade (1950), Safra Macabra (1998), Croquis de Pagu (2004), e Paixão Pagu – Uma autobiografia precoce de Patrícia Galvão (2005).
Pagu deixou dois filhos: Rudá de Andrade, fruto do casamento com Oswald de Andrade e Geraldo Galvão Ferral, filho de Geraldo Ferraz.
(Texto: Heli Espíndola, Ascom/MinC)
(Fotos: Site oficial/Viva Pagu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário