terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Ciclo de Cinema sobre a Ditadura Militar brasileira encerrou-se em 15 de dezembro, no SINPRO-Belo Horizonte com debate.

A jornalista Brenda Marques Pena (Brenda Mars), Presidente do IMEL (Instituto Imersão Latina registra o encerramento da Mostra de Cinema sobre Ditadura Militar, no SINPRO-Sindicato de Professores na rede `privadade Eeducação  em Belo Horizonte (Cine Clube).Fui convidada para o debate, porque militei na imprensa de Juiz de Fora à época dos Anos de Chumbo.Tenho um e-book ) download grátis aqui nos e-livros do Recanto das Letras) chamado Nas velas do Tempo, escrevi O Poeta e o Militar-publicado em Roda Mundo, Roda Gigante e os poemas Alegoria da Tortura e 30 Anos sem Wlado- publicados em várias antologias e interpretetados por performadores e alunos de escolas.

O Diretor do SINPRO José Carlos Areas abriu os comentários- todos nos fizemos uma rememória de nossas vivências - encerrando o debate a Professora Dalva Silveira que escrev eu o livro Geraldo vandré-fruto de sua pesquisa em 2010 para a dissertação de Mestrado em Ciências Sociais.

Marco Aurélio Lisboa, que é físico e poeta, contista , atualmente conclue seu livro "O Vietnã é Aqui", sobre o Araguaia e sua verdadeira história, tendo entrevistado sobreviventes e suas famílias. Sou a revisora e estou bem impressionada com a fidedignidade desse livro. Durante a Ditadura, viveu na qualidade de clandestino.Foi aluno do Colégiuo Estadual central em Bh e contemporâneo do escritor Luiz Lyrio, devidamente lembrado por nós, autor de "Nos Idos de 68". A poetisa e aquarelista Neuza Ladeira também foi representada pela leitura de um de seus belos poemas  porque não pode comparecer .Contei sobre sua tortura e Brenda Mars fez a leitura da poética metafórica a respeito .

Quanto ao filme, Cabra Cega, é muitíissimo bem roteirizado e fotografado, tem enredo convincente e a recomposição  de época é muito boa .Uma densidade mesclada à temática forte , uma ternura que adoça a violência do contexto.Fiquei absolutamente envolvida pela época , comovida e foi com uma tensão controlada que dei meu depoimento e o comentei.

Clevane Pessoa de araújo loeps


Clevane Pessoa



https://plus.google.com/u/0/?tab=mX#101656650199597806921/posts
"Acabo de postar na rede ning as fotos do encerramento da Mostra sobre a Ditadura Militar.


http://imersaolatina.ning.com/photo/albums/mostra-ditadura-na-am-rica-latina


"Fechamento da Mostra Ditadura na América Latina. Exibição do filme: “Cabra-cega” e debate com a jornalista Clevane Pessoa, conselheira do Imersão Latina, que trabalhou na imprensa mineira na época da ditadura e foi alvo de censura. Marco Aurélio, Militante de esquerda na época da ditadura e Dalva Silveira, mestre em Ciências Sociais, funcionária do CEFET e professora da rede particular de ensino, autora do livro "Geraldo Vandré: a vida não é um festival" e José Carlos Aréas, Professor de História, Diretor do Sinpro Minas e da Contee.


Foi muito bom contar com a presença de cada um de vocês. Foi uma ótima e agradável noite, apesar do tema ser duro.


Bom para valorizarmos a nossa liberdade e continuar lutando contra as injustiças.


Um abraço,

Brenda"


><**><

http://imersaolatina.ning.com/photo/img-6084?context=album&albumId=4104408%3AAlbum%3A149980




 O filme Cabra Cega encerrou o ciclo de debates sobre filmes que abordam a temática da Ditadura Militar no Brasil.
Convidada por Brenda Mars, Presidente do Instituto Imersão Latina, com o poeta, físico e à época militante, clandestino Marco Aurélio Lisboa , eu que vivi a censura-meu tema solicitado-  na imprensa, conheci ,no SINPRO , onde funciona o Telecine,José Carlos Areas, a qum não conhecia pessoalmente e a Professora Dalva Silveira , autora do livro "Geraldo Vandré - a Vida não se resume em Festivais" , que trouxe a bela e intrincada questão da censura ás canções brasileiras da época.
Apesar de armada emocionalmente para essa rememória, confesso haver ficado totalmente emocionada com esse filme exato-que não desperdiçou uma brecha, sendo convicente e forte,mas terno e humano.Verão ,nas fotos clicadas pela jornalista Brenda Marques Pena - veja aqui nesta rede ,em :

http://www.blogger.com/

Via-as hoje e deu para sentir, pelas nossas expressões que realmente, nada ficou esquecido em nossa lembrança.

Clevane Pessoa n



Aqui, postarei as que cliquei com minha digital:

Clico a Professora Dalva Silveira,cuja pesquisa para sua dissertação de Mestrado (PUC-SP-para mestre em Ciências Sociais) ,resultou no livro "Geraldo Vandré-A Vida Não se Resume em Festivais"  (da Fino Traço Editora Limitada) (abaixo) :




Participantes  comentam o que foi visto e dito:

Logo abaixo, Marco Aurélio Lisboa e José Carlos Areas

Acima, da esquerda para a Direita, Brenda Marques Pena, Terezinha Avelar (de chale-Diretora do SINPRO,responsável pelo Departamento de Cultura (em especial,pelo Cine Clube)  entre outros participantes.

                                                         Brenda Marques Pena

  Abaixo, em foto com crédito de Brenda Marques Pena, eu (Clevane Pessoa  )falo sobre minhas vivências de repórter em Juiz de Fora-MG.







Abaixo:  Jornal Hoje Em Dia ,de Belo Horizonte-MG,registra  o ciclo de filmes e debates sobre a Ditadura Militar .







Veja ainda em:
http://imersaolatina.ning.com/profiles/blogs/experi-ncias-de-livre-debate-ap-s-o-filme-cabra-cega-imel-sinpro

Nenhum comentário:

Postar um comentário