quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Comenda Excelsa Magnífica Escritora, do CTC








Caros familiares, confrades, confreiras, amigos, amigas:


O carteiro trouxe-me uma encomenda muito valorizada ao meu self :medalha e certificado, do Clube de Trovadores Capixabas -Vitória-ES- pelo conjunto da obra.Senti-me alegre mesmo -e honradíssima.Comecei a escrever pequena, fui editora Chefe de Voz das Mil , em Itajubá,  aos quinze anos/dezesseis anos, escrevo e desenho desde a infância. Aprendi a metrificar brincando com meu avô Luiz Máximo.Fui declamadora, oradora de turma, autora de peças teatrais e shows de folclores.Enfim , sempre estive ligada às Letras e às Artes.Nos Anos de Chumbo, bem nova, além de ser repórter e colunista da Gazeta Comercial de Juiz de Fora-MG, mantive, no suplemento literário da mesma, a página  Ribalta  Lítero - Artística, que depois chamou-se Carrossel e a seguir, Gente Letras & Artes, desta feita com o jornalista e poeta-trovador Messias da Rocha,ex- preso político,  que foi meu primeiro marido e é pai de meu primogênito, Alessandro Pessoa Rocha (Allez pessoa, contrabaixista e desenhista).Com ele, fui co-proprietária do jornal tablóide Urgente, de vanguarda.Fui primeiro lugar de crônica, Troféu Contraponto, por um texto na contramão do tema, pois sempre gostei de fugir ao comum.Todavia, porque os dons eram muito naturais, jamais me envaideci por elogios, eles não me enredavam.Graças à criação que recebi de meus pais, sempre fui segura.Se não gostassem, ok.Se gostassem, melhor ainda.Mais tarde, já separados, resolvi fazer Psicologia, uma de minhas paixões, para melhor ajudar mamãe no entendimento da Síndrome de Down, de meu querido mano Lourival pessoa da silva, o nosso Juninho.No segundo enlace, casei-me com o engenheiro Eduardo Lopes da Silva , pai de meu segundo filho, Gabriel Pessoa Leite Lopes, massoterapeuta e fotógrafo - e acompanhei-o  a algumas capitais do Norte e Nordeste-além de SAMPA e Belo Horizonte, onde hoje resido.

Já formada em psicologia, com clientela grade e sendo funcionária do ex-INAMPS, era muito ocupada, mas ainda assim , desenhava, pintava, escrevia prosa e versos nas nesgas de tempo livre.Apresentei-me em Congressos de Psicologia, escrevi em revistas científicas, participei de Congressos, sempre com os temas propostos aprovados, às vezes, vários-publicados em anais de congressos.Tudo enredado na minha outra paixão, ensinar.

Ministrava palestras, oficinas, tanto de Literatura ou Arte quanto de Psicologia.A partir os Anos 60, comecei a participar de antologias, em especial de trovas.Mas foi após aposentar-me, em 1997, que voltei plenamente a escrever e desenhar, principalmente.Logo , ganhava aqui classificações, prêmios ou troféus aqui e no Exterior.Publiquei 21 e-books, uns dez livros solo, fui co-autora no compêndio Adolescência, Aspectos Clínicos e Psicossociais, organizado por Ronald Pagnocelli e Conceição de Oliveira Costa.Escrevi sobre Homossexualidade na Adolescência e Sexualidade do Adolescente, pela renomada editora ArtMed de Porto Alegre, Rs.Coletivas e mostras solo de arte.Pefácios, orelhas, pósfácios, resenhas.Manutenção de blogs de divulgação cultural, capas, ilustarções .Devo-me ainda livros sobre a Psicologia (prontos...) que exerci intensamente. Por premiação, cooperativismo, convite, faço parte de mais de cem antologias.Pedi a uma adolescente que catalogue tudo, para registro.Tenho acervo no Memorial da Mulher.Trabalho, trabalho, conforme preconiza meu querido amigo Roberto Bianchi, do aBrace-de Montevidéu-Uy, que represento aqui em Belo Horizonte.Algumas Academias, Grupos, Sociedades artíco-literárias.Então, quando recebi o convite de Clério Borges, surpreendi-me a pensar:mereço essa significativa comenda, "pelo talento, pelo conjunto da obra" ?Creio que sim.Jamais copiei algo ou alguém, talvez nem a mim mesma.O processo criativo em mim, apenas flui, talvez por isso, eu não me envaideça jamais com elogios.Mas permito-me um contentamento, e fico penhoradamente grata.Nesse caso, não pude viajar.Não viajo tanto quanto antes.Não houve nenhuma taxa a agar e ainda o Poeta-trovador  Clério Borges , que preside o CTC sinalizou na carta enviada:mesmo que não venha, já foi indicada, enviaremos a medalha e o certificado.E cumpriu.Confesso que ao ver as fotos, eu que sou nordestina e amante do mar, desejei o passeio de escuna.Quero estar lá no próximo evento.E aplaudo  o envio e a concessão dessa medalha e certificado (in anexo), com tias generosas características .Já me aconteceu de não poder comparecer  a alguma solenidade e não receber aquilo a que fora indicada.Coisas de Brasil? Não creio.Apenas hodiernos costumes onde o social-que tem seu valor- sobreposto a uma pretensa homenagem.Fico bastante acanhada quando não posso comparecer, mas nem sempre fazemos o necessário, por impedimentos maiores que nossa vontade.Por isso, resolvi contar esse episódio.Para seja exemplar a quem convida e outorga-mas desde que as taxas sejam pagas ou que a pessoa possa fazer-se presente.Nada tenho contra festas.Quem me conhece ,bem sabe o quanto gosto de confraternizar.Mas os valores têm degraus vários.E a parte paga de um evento, não deveria ser maior que o prazer do encontro.

Aos trovadores e trovadoras capixabas, meus sinceríssimo agradecimento. Meu lado criança dança e aplaude dentro de mim.Continuem assim plausíveis em conjunção com seus convites feitos.Belo exemplo.Grata em especial, ao Presidente Clerio Borges. Um dia os abraçarei pessoalmente.


Clevane Pessoa de Araújo Lopes. 

Nas imagens que compartilho muito feliz.observem o  beija flor,arte da medalha (Comenda  Excelsa Magnífica Escritora 2012), a mim concedido pelo Clube de Trovadores capixabas-Vitória ES :é a logo  do mesmo- concedida pelo presidente Clério José Borges de Sant'Anna e  também assinada pelo Secretario Geral do CTC Albércio Nunes Vieira Machado em julho de 2012.Foto de Ciléia Botelho, em minha casa.Compartilho, muito feliz e honrada, penhoradamente. Clevane Pessoa


-- 
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Membro da REBRA_Rede Brasileira de Escritoras.
Representante do Movimento Cultural aBrace-Brasil;Uruguai
Vice Presidente do Instituto de Imersão Latina-IMEL.
Embaixadora Universal da Paz -Cercle de Ambassadeurs Univ.de la Paix-Genebra, Suiça,
Consultora de Cultura da Associação Mineira de Imprensa-AMI.
Membro da Rede Catitu de Cultura; do virArte, da ONE, da SPVA/RN, da CAPORI,  da APPERJ,e do PEN Clube de Itapira.
Colaboradora da ONG Alô Vida. .
Membro Honorário de Mulheres Emergentes
Divulgadora e Pesquisadora do MUNAP_Museu Nacional da Poesia
Dama da Sereníssima Ordem da Lyra de Bronze
Acadêmica da AFEMIL-Academia Feminina de Letras; da ALB/Mariana;
Acadêmica Correspondente da ADL, ANELCARTES, ATRN, AIL,  ALTO, da Academia Pre-andina de Artes, Cultura Y Heráldica; Academia Menotti del Picchia

5 comentários:

  1. Olá estimada Clevane Pessoa! Quanto tempo né? Estou residindo em BH. Gostaria de conhece-la e também estar por dentro dos movimentos culturais da cidade. Sábado agora vou em Sabará para o evento Trio Licença Poética no teatro municipal. a partir das 20h. se puder apareça! Paz e bem. meu cel é 92639154 (tim)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá Clevane,
    parabéns! Que seu talento e dedicação às letras sejam reconhecidos, pois muito tem feito por nós.
    abraços,
    Angela Togeiro

    ResponderExcluir
  4. Oi querida!! Já lhe disse que seu circuito mulher-profissional é de tirar o fôlego, nem que eu vivesse tres vidas eu daria conta de tudo isso! Parabéns linda!!! Iluminada sempre!! Beijossss

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS GRANDE MESTRA!!!
    Você merece toda e qualquer comenda, toda a homenagem será insuficiente pra conferir-lhe a verdadeira dimensão; nobre colega Clevane Pessoa!!! Abração.

    ResponderExcluir