sexta-feira, 18 de maio de 2012

150 anos do Pr Jophan Leonardt Hollerbach haver chegado a PHILADELPHIA, no Brasil (hoje Teófilo Otoni) e fundado a primeira escola


"Aos
Membros correspondentes da Academia de Letras de Teófilo Otoni,

Segue anexado, convite para solenidade em homenagem aos 150 anos da chegada do Pastor Hollerbach ao município de Teófilo Otoni.

Saudações acadêmicas,


PROF. WILSON COLARES DA COSTA
Secretário Geral

Agradeço ao Professor Wilson Colares da Costa, Secretário da dinâmica e honrada Academia de Letras de Teófilo Otoni-ALTO- MG-Brasil, da qual sou Acadêmica correspondente, esse convite.Sempre louvo quem mantém a Memória dos antepassados de alguém ou de uma  cidade, de renomados a membros da própria família.
No Caso do  pastor Johann Leonhardt Hollerbach, ressalto haver sido pioneiro do ensino local, visto que fundou "o primeiro estabelecimento oficial de ensino (escola primária), onde ministrava aulas em alemão e português (escola bilíngüe)".Isso explica a tradição cultural dessa idade linda.Por isso, é Patrono da educação .

Ele é o Patrono Perpétuo da Cadeira 22 da ALTO, para a quel tenho indicado pessoas das Letras e de Bem.
Saudaçõoes acadêmicas;

Clevane Pessoa 

Leiam a biografia abaixo, enviada pelo prof. Wilson Collares.



 
JOHANN LEONHARDT HOLLERBACH
Pastor Hollerbach  como é mais conhecido, nasceu em Wertheim, Baden (Alemanha) em 09 de outubro de 1835 e faleceuem Teófilo Otoni,  em 10 de julho de 1899. Aos 23 anos de idade troca a condição de professor auxiliar pela de estudante de Teologia, ordenando-se  pastor em 25  de agosto de  186. Em 23 de maio de 1862, chega  ao povoado de Philadephia, hoje município de Teófilo Otoni/MG.

Durante os 37 anos  que serviu à região, as suas atividades não se limitaram à religião, atuando também como elemento propulsor de extraordinário trabalho de assistência social e educacional para a comunidade. Assim,  logo a chegar ao povoado, funda o primeiro estabelecimento oficial de ensino (escola primária), onde ministrava aulas em alemão e português (escola bilíngüe).

É  Patrono da Educação em Teófilo  Otoni  por meio da Lei 5.553, de 28 de dezembro de 2005 e Patrono Perpétuo da Cadeira 22, da Academia de Letras de Teófilo Otoni.

__________________________________________
*** ACADEMIA DE  LETRAS DE TEÓFILO OTONI ***
Fundada em  20 de dezembro de 2002  -    CNPJ:05.680.583/0001-62
Amor vincit omnia


Nenhum comentário:

Postar um comentário