quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Flor-Ações

Flor/Ações

Minhas orquídeas florescem, todos os seus ciclos cumpridos, antecipam a Primavera, enchem meus olhos de nuances, são quais certas pessoas generosas, que sempre se antecipam para dar alegria, prazer, para doar-se.Muitas vezes,"antes que".Meu nome literário para haikais é Haruko, um namorado nissei de adolescência assim denominou-me e adorei esse precioso vocábulo japonês, para primavera.Uso-o em haikais, e sou mesmo apaixonada por essa promessa de beleza, quero ser assim, esperar que a Primavera retorne a cada ano, que atraia cantos , tatalares de mil asas, olores de pétalas fremindo ao vento.Vivas.Quais devemos ser, as florações , um verdadeiro presente natural.
Certa feita, escrevi uma trova , embalada pelo encantamento de uma morna manhã primaveril:

A primavera explodiu
em flores e folhas novas
Quem fez tudo, ninguém viu
-mas as cores são as provas!

Então, neste julho, em meu aniversário, a amiga artista e poeta visual Iara Abreu, mandou-me de presente , por e-mail, um de seus desenhos ilustrando essa trova.Aliás, ela vem interpretando nossos poemas na temática "Aspectos Urbanos" e já aconteceram diversas exposições com seus painéis, objetos e os poemas .
Então, o que quero agora sinalizar, é a lição da primavera, que jamais morre e que apenas cochila enquanto espera o seu próprio momento.Ou deixa a seiva trabalhar por ela, o pólen cumprir sua metas, e aprende as leis da paciência e do retorno perenes.Se assim fôssemos, não sofreríamos inúteis ansiedades e aprenderíamos a lição do ócio produtivo,sabedoria pura e necessária...
Clevane Pessoa



Foto:Clevane Pessoa

(*)Visitem seu blog http://iaraabreu.blogspot.com , mandem um poema (iluarti@ug.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário