"Estaremos apresentando na Bienal do Livro de Belo Horizonte, dois livros dos quais faço parte:
- "100 artistas em comemoração ao
Centenário de Contagem"
- Nós da Poesia volume 2 (o volume1 já foi lançado
na Bienal passada) e o 3 volume - Rio + 20 cúpula dos povos, será
lançado em junho nesse mesmo evento no Rio de Janeiro.
O livro "100 artistas em comemoração ao centenário de Contagem" está sendo indicado, solicitado, a ser usado didaticamente nas escolas. Dia 18 de maio o Centro Cultural de Contagem e Equipe Curadora do Projeto Tudoaver realizaram um workshop, com artistas e arte educadores, do quaql participei e onde foi discutido o assunto sobre a produção do livro, a sua importância e suas possibilidades didáticas. E Nos dias 23 e 25, as 18:30h a Equipe do Projeto Tudoaver com a participação de alguns artistas, estará apresentando o projeto do livro na Bienal.
Meu trabalho publicado no livro é uma aquarela feita in loco na
Savassi da série "Aspectos Urbanos" em anexo
Se quiserem saber mais sobre o projeto acessem os links
O Livro "Nós da Poesia" volume 2 será lançado
domingo, dia 20 de maio de 2012, as 15h no estande da
All Print, no Expominas, Belo Horizonte, Minas Gerais, onde será feito
um sarau com performances poéticas no estante 13 da rua 1.
O Volume 1 foi lançado na Bienal passada, em Belo Horizonte e o
volume 3 Rio + 20, será lançado no
mesmo evento em junho próximo no Rio de Janeiro.
O último lançamento foi em Santiago, Chile, na Escuela Moderna de Música y Danza no dia 8 deste mês. O projeto realizado pelo Instituto Imersão Latina, com sede em Belo Horizonte participa das bienais do livro do Rio de Janeiro, Minas e São Paulo, desde 2009 e já passou também por congressos, encontros literários e feiras de livros de Montevidéu, Uruguai, Buenos Aires, Argentina, Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, Belém do Pará e Montes Claros, em Minas Gerais.Organização: IMEL- Instituto Imersão Latina
Brenda Marques Pena
Prefácio: Lucas GuimaraensHomenagem a Mercedes Sosa: Rosa Helena PimentelMemorial a Luiz Lyrio: Bruno Grossi e Clevane PessoaDesenho de Capas, volumes 1,2,3 e ilustração: Iara Abreu
Arte Final das Capas, volumes 2,3: Beto Ferris
Os poemas ilustrados inseridos no volume três fazem parte do
projeto "Aspectos Urbanos"/iara abreu.
Serviço:Sarau Nós da Poesia com lançamento de livros20/05/2012, domingo, de 15 horas às 17 horasEstande da All Print, na Bienal do Livro de Minas (rua I, estante 13)
><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Se existe alguém que tem em sua essência, o que -fazer do artista, essa pessoa é Iara Abreu.Sabemos que o artista genuíno dedica-se à sua arte, enquanto pode, uns mais, uns menos.Conhecemos vários-alguns pensam que o são, outros não podem ser o quanto gostariam;.Há daqueles que seguem uma trajetória certa, iluminados pela chama votiva de um ideal que só interessa a eles.Que fazem arte para satisfazer um desejo primordial de embebedar-se com a luz, descansar com as sombras, recriar matizes, formas, registrar a vida e suas circunstâncias.Iara Abreu é dessas pessoas.Um de seus temas recorrentes e que associa à poesia de vários autores, é Aspectos Urbanos -onde ilustra poemas, apresenta macropainel, auqrelas, bico-de-pena....Digo-lhe sempre que ela é uma grande poeta visual.Ela afiança que é apenas artista e que artista pluridirecionada, multicriativa, capaz de ter o traço , a estilística, já bastante conhecida.Está naquele ponto em que se perguntarem -"Que linha segue?" Mil vozes responderão :-"A própria", pois há uma fidedignidade inconfundível em seus trabalhos-por mais múltiplos de temática que sejam, apesar dos prediletos.
Iara Abreu receberá , em sessão solene, por mérito, Medalha de Ouro, concedida pela Presidente da ALB e Governadora do InBRasCi, Andréia Donadon a também artista Déia Leal) dia 26 de maio deste 2012,, em Mariana, MG-Brasil, a cidade primaz de Minas Gerais .
Abaixo, temos o prazer de apresentar a artista e alguns de seus trabalhos , em várias exposições e momentos.
Quando brinquei com a montagem de um gato perto de sua foto e desenhos, foi para lembrar que ela fez uma incrível e deliciosa série de bichamnos, usando por laboratório, os gatos do Parque Municipal Américo Renê Gianetti, aqui na sua cidade, a capital mineira.
Muitos são os seus amigos, Muitas são as pessoas a quem auxiliar, com uma generosidade e um "savoir faire" admiráveis.Muitos são os poetas de quem ilustrou poemas, inclusive os meus.
Por isso e por tudo, desejo-quais os tantos em seu entorno lhe desejarão por certo, também- - longa vida à sua arte e à artista plástica que é.
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
IARA ABREU e sua ARTE
Olivro lançado na Bienal.Iara Abreu , volta e meia, é convidada , em Contagem-MG , para expor sua arte e está nesse belo livro do "Tudo a ver"-"Artistas em Comemoração ao centenário de Contagem".
Um gato vela por quem pinta sua espécie com tamanho encantamento...
Acima:uma de suas paisagens clássicas em releitura de estilo.Veneza-Itália.
O belo terço de papel tem por contas, poemas enrolados.Exposição no SIAPEMG)
Interessante criação, com os poemas ilustrados por ela, enrolados em tubos , a formar desenhos vários.
Poetas Fátima Sampaio , Iara Abreu, Clevane Pessoa e Francirene Gripp
Iara Abreu-Parque Municipal Américo Ren~e Gianetti-Belo Horizonte-MG
Crédito desta foto:Clevane Pessoa
><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><<>
Endereço da Bienal:
Expominas (Av. Amazonas 6030, Gameleira, Belo Horizonte / MG)"
><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>
Serviço sobre Nós da Poesia-antologia do IMEL:
-
Visite: http://iaraabreu.blogspot.com/
http://iluarti.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário